Entre o Adaptar e o Incluir: uma Abordagem Interdisciplinar da Disciplina de Educação Física Adaptada
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3800Palavras-chave:
Currículo. Educação física adaptada. Inclusão Escolar.Resumo
Este estudo tem a intencionalidade de levantar, analisar e cotejar como se estrutura a disciplina de Educação Física Especial ou Educação Física Adaptada nos cursos de Educação Física e de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Tendo como cerne uma análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e como protagonistas os discentes que fizeram essa disciplina nos respectivos cursos. Além disso, constata-se que os cursos analisados carecem de uma interdisciplinaridade em que a disciplina de Educação Física Especial assume o papel de mediadora do processo de inclusão, haja vista a insuficiente carga horária e a incoerente alocação dessa disciplina. Portanto, é preciso que seja repensado o papel de mediação da disciplina de Educação Física Especial ou Adaptada como protagonista do processo de inclusão escolar e como cerne de um movimento que permita a inclusão de outras disciplinas nesse processo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2021-09-28
Edição
Seção
Relato de pesquisa
Como Citar
SOUZA, Calixto Souza Junior de. Entre o Adaptar e o Incluir: uma Abordagem Interdisciplinar da Disciplina de Educação Física Adaptada. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3800. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3800.. Acesso em: 21 nov. 2024.