Ensino da Capoeira para Pessoas com Deficiência Intelectual

Autores

  • Luciana Erina PALMA
  • Sofia Wolker MANTA
  • Greice Rosso LEHNHARD
  • Silmara Elice Renner MATTHES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2012.v13n1.3605

Palavras-chave:

Educação física, capoeira, deficiência intelectual

Resumo

No intuito de oferecer a aprendizagem da capoeira para alunos com deficiência intelectual foram oportunizadas aulas da modalidade em uma escola especial da cidade de Santa Maria, RS. Os conteúdos abordados foram: o histórico da capoeira, seus elementos, o ritmo e a roda de capoeira. As avaliações deram-se a partir da elaboração de pareceres descritivos. O aprendizado dos movimentos básicos da capoeira foi relevante para o aluno no sentido de melhorar sua consciência corporal, coordenação e atenção. Sendo assim, a capoeira pode fornecer às pessoas com deficiência intelectual o gosto pela prática de atividade física, socialização e aprimoramento da coordenação motora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Edição

Seção

Relato de pesquisa

Como Citar

PALMA, Luciana Erina; MANTA, Sofia Wolker; LEHNHARD, Greice Rosso; MATTHES, Silmara Elice Renner. Ensino da Capoeira para Pessoas com Deficiência Intelectual. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2012.v13n1.3605. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3605.. Acesso em: 19 nov. 2024.