Análise Comportamental de Alunos Disléxicos em aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2012.v13n1.3604Palavras-chave:
Dislexia, comportamento, educação físicaResumo
Hoje, em estudos realizados nos diversos países, estima-se que 20% dos alunos da 1ª série tenham dificuldades de aprender (Farrel, 2008). Destacamos então a dislexia, síndrome psiconeurológica com perturbações de tempo, linguagem, escrita, memória, percepção visual e auditiva, habilidades motoras e sensoriais (ABD, 2009). Este estudo identificou o comportamento de alunos disléxicos do ensino fundamental, na tentativa de verificar a influência no desempenho durante aulas de educação física. Baseado no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais e na Associação Brasileira de Dislexia elaborou-se uma checklist composta por quinze itens com características comportamentais de disléxicos. Os sujeitos foram três alunos diagnosticados com dislexia de escolas municipais de Osvaldo Cruz e Adamantina. As observações foram realizadas em dez encontros durante as aulas e os itens foram quantificados na tentativa de obter um perfil comportamental dos alunos. Concluiu-se que os alunos com dislexia apresentaram considerável comprometimento motor, psicológico e intelectual, podendo influenciar seu desempenho na educação física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2021-09-27
Edição
Seção
Relato de pesquisa
Como Citar
TAVANTE, Renata Franciele; TOLOI, Gabriela Gallucci. Análise Comportamental de Alunos Disléxicos em aulas de Educação Física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2012.v13n1.3604. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3604.. Acesso em: 19 nov. 2024.