ASPECTOS MOTIVACIONAIS E EMPODERAMENTO DE ATLETAS ANÕES: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p255-272Palavras-chave:
Atividade Motora Adaptada, Motivação, Esporte adaptado, NanismoResumo
A Teoria da Autodeterminação aponta sobre o fomento de três necessidades psicológicas: autonomia, boas relações sociais e competência. No esporte, o atendimento a essas necessidades depende do clima motivacional gerado pelo treinador. O objetivo do presente estudo foi investigar como atletas com nanismo percebem o clima motivacional gerado por seus treinadores, a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a percepção de empoderamento. Foram entrevistados quatro atletas paralímpicos de atletismo com nanismo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, individuais, com perguntas temáticas. A organização das informações seguiu a análise de discurso. Os atletas relataram percepções positivas de autonomia, enfatizando que a autonomia aumentou sua motivação e a participação voluntária no esporte. A percepção de competência foi avaliada positivamente, com todos os atletas acreditando em sua habilidade esportiva. As boas relações sociais foram destacadas como importantes, embora enfrentassem discriminação fora do esporte. Sobre o clima motivacional, os atletas apontaram práticas de feedback dos técnicos como fundamentais para sua motivação. A percepção de empoderamento foi associada a conceitos de igualdade e apoio familiar, com destaque para a importância do ambiente esportivo e do técnico em promover a motivação e o empoderamento dos atletas. O contexto esportivo positivo e o clima motivacional favorável gerado pelos treinadores contribuíram significativamente para a percepção de autonomia, competência e empoderamento dos atletas com nanismo. Contudo, os desafios sociais fora do esporte ainda afetam suas relações sociais.
Recebido em: 1/08/2024
Reformulado em: 13/10/2024
Aceito em: 14/10/2024
Downloads
Referências
AMOROSE, Anthony J.; ANDERSON-BUTCHER, Dawn. Autonomy-supportive coaching and self-determined motivation in high school and college athletes: A test of self-determination theory. Psychology of sport and exercise, v. 8, n. 5, p. 654-670, 2007.
DE AMORIM OLIVEIRA, Gledson T.; DOS SANTOS, Petrus G. M. D.; BATISTA, Gilmário R.; SANTOS, Antônio R. R. Fatores motivacionais em paratletas com deficiência visual e motora praticantes de natação e atletismo. Conexões, v. 11, n. 1, p. 29-41, 2013.
APPEL, Marli; WENDT, Guilherme Welter; DE LIMA ARGIMON, Irani Iracema. A Teoria da Autodeterminação e as influências sócio-culturais sobre a identidade. Psicologia em Revista, v. 16, n. 2, p. 351-369, 2010.
BALAGUER, Isabel; CASTILLO, Isabel; DUDA, Joan L. Apoyo a la autonomía, satisfacción de las necesidades, motivación y bienestar en deportistas de competición: un análisis de la teoría de la autodeterminación. Revista de psicología del deporte, v. 17, n. 1, p. 123-139, 2008.
BALAGUER, Isabel; CASTILLO, Isabel; RODENAS, Luis T.; FABRA, Priscila.; DUDA, Joan. Los entrenadores como promotores de la cohesión del equipo. Cuadernos de psicología del deporte, v. 15, n. 1, p. 233-242, 2015.
BALAGUER, Isabel; GONZÁLEZ, L; FABRA, Priscila; CASTILLO, Isabel; MERCÉ, Juan; DUDA, Joan. Coaches' interpersonal style, basic psychological needs and the well-and ill-being of young soccer players: A longitudinal analysis. Journal of sports sciences, v. 30, n. 15, p. 1619-1629, 2012.
BRAZUNA, Melissa Rodrigues; CASTRO, Eliane Mauerberg de. A trajetória do atleta portador de deficiência física no esporte adaptado de rendimento: uma revisão da literatura. Motriz, v. 7, n. 2, p. 115-123, 2001.
BANACK, Hailey R.; SABISTON, Catherine M.; BLOOM, Gordon A. Coach autonomy support, basic need satisfaction, and intrinsic motivation of paralympic athletes. Research quarterly for exercise and sport, v. 82, n. 4, p. 722-730, 2011.
BARDIN, Laurence. A análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2011.
BOAS, Marcelo da Silva Villas; BIM, Ricardo Henrique; BARIAN, Sabrina Helena Souza. Aspectos motivacionais e benefícios da prática do basquetebol sobre rodas. J Phys Educ, v. 14, n. 2, p. 7-11, 2003.
CANTÚ-BERRUETO, Abril; CASTILLO, Isabel; LÓPEZ-WALLE, Jeanette; TRISTÁN, José; BALAGUER, Isabel. Estilo interpersonal del entrenador, necesidades psicológicas básicas y motivación: un estudio en futbolistas universitarios mexicanos. Revista Iberoamericana de Psicología del ejercicio y el deporte, v. 11, n. 2, p. 263-270, 2016.
CARDOSO, Vinícius Denardin. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, p. 529-539, 2011.
CASTILLO JIMENEZ, Nallely; LÓPEZ-WALLE, Jeanette; TOMÁS, Inés; BALAGUER, Isabel. Relación del clima empowering con la motivación autodeterminada a través de la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas. Revista de psicología del deporte, v. 26, n. 3, p. 0033-39, 2017.
CURRAN, Thomas; HILL, Andrew; NTOUMANIS, Nikos; HALL, Howard; JOWET, Gareth. A three-wave longitudinal test of self-determination theory’s mediation model of engagement and disaffection in youth sport. Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 38, n. 1, p. 15-29, 2016.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of research in personality, v. 19, n. 2, p. 109-134, 1985.
DECI, Edward Louis; RYAN, Richard Michael. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Springer, 1985b.
DECI, Edward Louis; RYAN, Richard Michael. Conceptualizations of intrinsic motivation and self-determination. In E. L. Deci R. M. Ryan (Eds.), Intrinsic motivation and self-determination in human behavior 11-40. New York: Springer, 1985c.
DECI, Edward Louis; RYAN, Richard Michael. The" what" and" why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological inquiry, 11(4), 227-268, 2009.
DECI, Edward Louis; RYAN, Richard Michael. Self-determination research: Reflections and future directions. In E. L. Deci R. M. Ryan (Eds.), Handbook of self-determination research, 431–441. University of Rochester Press, 2002.
DOROGI, László; SZABO, Attila; BOGNÁR, József. GOAL ORIENTATION AND PERCEIVED MOTIVATIONAL CLIMATE IN HUNGARIAN ATHLETES WITH PHYSICAL AND VISUAL DISABILITIES AND IN ABLE-BODIED ATHLETES. Kinesiology, v. 40, n. 2, 2008.
DUDA, Joan L. The conceptual and empirical foundations of Empowering Coaching™: Setting the stage for the PAPA project. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 11, n. 4, p. 311-318, 2013.
DUDA, Joan. L.; CHI, Li.; NEWTON, Maria. L.; WALLING, Mary. D. Task and ego orientation and intrinsic motivation in sport. International journal of sport psychology, 26(1), 40-63; 1995.
EISENBERG, Nanci; ROTH, Karlsson; BRYANIARSKI, Karil; MURRAY, Edward. Sex differences in the relationship of height to children's actual and attributed social and cognitive competencies. Sex roles, 11(7-8), 719-734, 1984.
EPIPHANIO, Erika. H.; DA SILVA, Emanuella M.; BATISTA, Roseana P. R.; DE AQUINO, Sonha M. C. O sentido do esporte para atletas com e sem deficiência: uma compreensão fenomenológica. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, 7(1), 76-91, 2018.
FENTON, Sally A. M.; DUDA, Joan L.; APPLETON, Paul R.; BARRET, Timothy. Empowering youth sport environments: Implications for daily moderate-to-vigorous physical activity and adiposity. Journal of Sport and Health Science, 6(4), 423-433, 2017.
GUTIÉRREZ-GARCÍA, P.; LOPEZ-WALLE, Jeanette; TOMÁS, Inés; TRISTÁN, José; BALAGUER, Isabel. Relationship between empowering climate and enjoyment in baseball pitchers: the moderator role of autonomous motivation. Cuadernos de psicología del deporte, 19(1), 166-177, 2019.
GORLA, José. I.; ARAÚJO, Paulo F.; CALEGARI, Décio R.; CARMINATO, Ricardo A.; COSTA E SILVA, Anselmo de A. A composição corporal em indivíduos com lesão medular praticantes de basquetebol em cadeira de rodas. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 11(1), 39-44, 2007.
GOFFMAN, Erving. Stigma: Notes on the management of spoiled identity. Simon and schuster, 2009.
HAGGER, Martin S.; CHATZISARANTIS, Nikos L. D. Intrinsic motivation and self-determination in exercise and sport. Human Kinetics, 2007.
HUNTER, Alan G. W.; BANKIER, Alexander; ROGERS, James G.; SILLENCE, David; SCOTT JR., Charles I. Medical complications of achondroplasia: a multicentre patient review. Journal of medical genetics, 35(9), 705-712, 1998.
HUTZTER, Yeshayahu; BAR‐ELI, Michael. Psychological benefits of sports for disabled people: A review. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, v. 3, n. 4, p. 217-228, 1993.
HUTZLER, Yeshayahu; BERGMAN, Uri. Facilitators and barriers to participation while pursuing an athletic career. Therapeutic Recreation Journal, v. 45, n. 1, p. 1-16, 2011.
JOUNG, Hee-Joung. Psychological Well-Being, Basic Psychological Needs, and Social Support among Korean Wheelchair Curling Players. International Journal of Human Movement Science, v. 12, n. 2, p. 131-143, 2018.
KIUPPIS, Florian. Inclusion in sport: disability and participation. In: Sport and Disability. Routledge, 2018. p. 4-21.
LÓPEZ WALLE, Jeanette; BALAGUER, Isabel; CASTILLO, Isabel; TRISTÁN, José L. M. Autonomy support, basic psychological needs and well-being in Mexican athletes. The Spanish journal of psychology, 15(3), 1283-1292, 2012.
LOW, Leslie J.; KNUDSEN, Mary J.; SHERRILL, Claudine. Dwarfism: new interest area for adapted physical activity. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 13, n. 1, p. 1-15, 1996.
MELLO, Marco T.; WINCKLER, Ciro. Esporte Paralímpico. São Paulo: Atheneu, 2012.
MOURA, Diego Luz. Corrigindo o estigma através do espetáculo: o caso da equipe de futebol de anões. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, p. 341-347, 2015.
MORENO-LUQUE, Maria; GARRIDO, Rafael E. R.; BARO, Juan P. M.; SÁNCHEZ, Verónica M.; MENDO, Antonio H. Coach interaction style, perceived motivational climate and satisfaction of basic psychological needs in young soccer players. Cuadernos de psicología del deporte, 19(3), 79-89, 2019.
MORENO, Juan A.; MARTÍNEZ, Antonio. Importancia de la Teoría de la Autodeterminación en la práctica físico-deportiva: Fundamentos e implicaciones prácticas. Cuadernos de psicología del deporte, v. 6, n. 2, 2006.
MOSQUEDA, Sofia; LOPEZ-WALLE, Jeanette; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Pablo; GARCÍA-VERAZALUCE, Juan; TRISTÁN, José. Autonomous motivation as a mediator between an empowering climate and enjoyment in male volleyball players. Sports, v. 7, n. 6, p. 153, 2019.
PEDRINELLI, Verenea. J.; RODRIGUES, Graciele M.; CAMPOS, Carolina; DE ALMEIDA, Flávia R.; POLITO, Luis Felipe T.; BRANDÃO, Regina. A bioecological perspective of human development on autonomy of an athlete with intellectual disability. Revista de psicología del deporte, 27(4), 9-14, 2018.
PENSGAARD, Anne Marte; SORENSEN, Marit. Empowerment through the sport context: A model to guide research for individuals with disability. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 19, n. 1, p. 48-67, 2002.
RAPPAPORT, Julian. Terms of empowerment/exemplars of prevention: Toward a theory for community psychology. American journal of community psychology, v. 15, n. 2, p. 121-148, 1987.
REINBOTH, Michael; DUDA, Joan L.; NTOUMANIS, Nikos. Dimensions of coaching behavior, need satisfaction, and the psychological and physical welfare of young athletes. Motivation and emotion, v. 28, n. 3, p. 297-313, 2004.
RUIZ, Montse C.; ROBAZZA, Cláudio; TOLVANEN, Asko; HAAPANEN, Sara; DUDA, Joan. Coach-created motivational climate and athletes’ adaptation to psychological stress: Temporal motivation-emotion interplay. Frontiers in psychology, v. 10, p. 617, 2019.
RYAN, Richard. M., DECI, Edward. L. The darker and brighter sides of human existence: Basic psychological needs as a unifying concept. Psychological inquiry, 11(4), 319-338, 2009.
RYAN, Richard. M., DECI, Edward. L. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: Guilford Publications, 2017.
SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. Manole, 2009.
SAMULSKI, Dietmar., NOCE, Franco. Perfil psicológico de atletas paralímpicos brasileiros. Revista Brasileira de Medicina do esporte, 8(4), 157-166, 2002.
SASSAKI, Romeu. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2010.
SILVA, Leandro J. O relativismo cultural e o arremesso de anão. Revista Direitos Culturais, v. 5, n. 8, p. 203-216, 2010.
SMITH, Nathan; QUESTED, Eleanor; APLETON, Paul R.; DUDA, Joan. Observing the coach-created motivational environment across training and competition in youth sport. Journal of sports sciences, v. 35, n. 2, p. 149-158, 2017.
SHIRLEY, Eric D.; AIN, Michael C. Achondroplasia: manifestations and treatment. JAAOS-Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, v. 17, n. 4, p. 231-241, 2009.
VALLERAND, Robert J. Intrinsic and extrinsic motivation in sport and physical activity: A review and a look at the future. Handbook of sport psychology, p. 59-83, 2007.
VANLANDEWIJCK, Yves; THOMPSON, Walter R. (Ed.). The paralympic athlete: handbook of sports medicine and science. Oxford: Wiley-Blackwell, 2011.
VASCONCELLOS, Diego; PARKER, Philip D.; HILLAND, Toni.; CINELLI, Renata; OWEN, Katherine; KAPSAL, Nathanial.; LEE, Jane; ANTCZAK, Devan; NITOUMANIS, Nikos; RYAN, Richard M.; LONSDALE, Chris. Self-determination theory applied to physical education: A systematic review and meta-analysis. Journal of educational psychology, v. 112, n. 7, p. 1444, 2020.
WEHMEYER, Michael L.; SHOGREN, Karrie A.; LITTLE, Todd D.; LOPEZ, Shane J. (Ed.). Development of self-determination through the life-course. Springer, 2017.
WINNICK, Joseph P. Educação física e esportes adaptados. In: Educação física e esportes adaptados. 2004. p. 552-552.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.