AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Alexandre Moreira Vitor Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Thais Alves Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • João Roberto Ventura Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ingrid Ludimila Bastos Lôbo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cristiane Alves Martins Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p273-290

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Educação Física, Desempenho Motor, Criança com deficiência

Resumo

As práticas esportivas mostram-se como importante ferramenta na inclusão de crianças com deficiência, mas poucos estudos evidenciam como se dá o desenvolvimento de habilidades motoras de crianças com deficiência. Foi objetivo do presente estudo identificar, através de uma revisão de escopo, quais as contribuições da Educação Física Escolar no domínio de habilidades motoras de crianças com deficiência. O estudo caracterizou-se como um estudo de revisão de escopo. Foram utilizados os seguintes critérios nas buscas: a) bases de dados: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, b) descritores educação física, habilidade motora, desenvolvimento motor, criança com deficiência, c) publicações entre 2010 e 2024, d) estudos com crianças de até 12 anos de idade. Após análise dos critérios, cinco artigos foram selecionados para análise na íntegra. Todos os estudos selecionados foram realizados no Brasil, em escolas públicas de ensino. Os estudos envolveram crianças com TEA (transtorno espectro autista), síndrome de down, paralisia cerebral, meningocele, cegueira, nanismo, transtorno global do desenvolvimento.. Os principais testes utilizados foram: Escala de Desenvolvimento Motor, Inventário Portage Operacionalizado, Teste de Autopercepção de Competência, Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency e o Test of Gross Motor Development - TGMD-2. Uso de pré-teste e pós-teste foi utilizado em quatro estudos que propuseram um plano de intervenção através de estudos de caso. Os resultados apontaram relações positivas realizadas por meio de intervenção multidisciplinar em que são contempladas as múltiplas necessidades da criança com deficiência. Conclui-se que a Educação Física Escolar é uma importante ferramenta que poderá contribuir na melhora dos domínios motores de crianças com deficiência.

Recebido em: 04/09/2024

Reformulado em: 11/10/2024

Aceito em: 11/10/2024

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AL-HARAHSHEH, Sanna; SWART, Kamilla; NEVES, Josélia; SHABAN, Sabika. Inclusion of persons with disability in sport: part 1 - rights and challenges in Qatar. British Journal of Sports Medicine, n.56, p.22, p.1257–1258, 2022. DOI 10.1136/bjsports-2022-106224. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bjsports-2022-106224. Acesso em: 20 de ago. 2024.

ANUNCIAÇÃO, Lívia Maria Ribeiro Leme; COSTA, Maria Piedade Resende da; DENARI, Fátima Elisabeth. Educação infantil e práticas pedagógicas para o aluno com síndrome de down: o enfoque no desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n.2, p. 229-244, 2015. DOI 10.1590/S1413-65382115000200005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000200005. Acesso em: 20 de ago. 2024.

APOLONI, Bruna Felix; LIMA, Flávia Evelin Bandeira; VIEIRA, José Luiz Lopes. Efetividade de um programa de intervenção com exercícios físicos em cama elástica no controle postural de crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2. P. 217-23, 2013. DOI 10.1590/S1807-55092013005000013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000013. Acesso em: 05 de ago. 2024.

ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 19–32, 2005. DOI 10.1080/1364557032000119616. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616. Acasso em: 03 set. 2024.

PASCULLI, Adriane Guzman; BALEOTTI, Luciana Ramos; OMOTE, Sadao. Interação de um aluno com paralisia com os colegas de classe durante aulas lúdicas. Revista Brasileira de Educação Especial, v.18, n.4, p. 586-600. Marilia. 2012. DOI 10.1590/S1413-65382012000400004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000400004. Acesso em: 20 ago. 2024.

BARBOSA, Marily O. O Transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, v.31, n.61. p. 299-310, 2018. DOI 10.5902/1984686X24248. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X24248. Acesso em: 25 Ago. 2024.

BOETTGER, Andréa Rizzo dos Santos; LOURENÇO, Ana Carla; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. O professor da educação especial e o processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo. Revista Educação Especial, v.26, n.46, p. 385-400, 2013. DOI 10.5902/1984686X5833. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X5833. Acesso em: 20 ago. 2024.

BONDAN, Daisy Eckhard; WERLE, Flavia Obino Correa; SAORÍN, Jesus Molina. Inclusive education: historical contexto of Brazil and Spain. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.30, n.115, p.438-457, 2022. DOI 10.1590/S0104-40362022003003550. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003550. Acesso em: 25 ago. 2024.

BRANCACCIO, Vanessa Fernanda; MANZINI, Eduardo José. Análise do autocuidado antes e após a aplicação do inventario Portage em uma criança com síndrome de down. Revista Associação Brasileira Atividade e Motricidade Adaptada, v.20, n.2, p. 161-178, 2019. DOI 10.36311/2674-8681. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.06.p161. Acesso em: 20 ago. 2024.

CRUZ, Matheus Ramos da; PRAXEDES, Jomilto. A importância da educação física para o desenvolvimento motor de crianças e jovens com transtornos do espectro autista. e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, v.7, n.14, 2018. DOI 2018.33622. Disponível em: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33622. Acesso em: 20 ago. 2024.

FERREIRA, José Pedro et al. Effects of physical exercise on the stereotyped behavior of children with autism spectrum disorders. Medicina Kaunas, vol. 55, n. 10, p. 685-714, 2019. DOI 55100685. Disponível em: https://doi.org/10.3390/medicina55100685. Acesso em: 03 set. 2024.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 3, p. 387- 404, 2014. DOI 10.1590/S1413-65382014000300006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000300006. Acesso em: 25 ago. 2024.

GALDINO DA SILVA, Fernanda. Educational inclusion in Brazil: a challenge for higher education. European Journal if Multidisciplinary Studies, v. 3, n. 1, p.16-20, 2018. DOI 10.26417/ejms.v7i1.p16-20. Disponível em: https://doi.org/10.26417/ejms.v7i1.p16-20. Acesso em: 20 ago. 2024.

GAROZZI, Gabriel Vighini; CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Silva de. Educação física escolar e inclusão: o que dizem os estudos? Brazilian Journal of Science and Movement, v. 29, n. 3, 2021.DOI 10.31501/rbcm.v29i3.11792. Disponível em: https://doi.org/10.31501/rbcm.v29i3.11792. Acesso em: 03 set. 2024.

GOELLNER; Henrique Barbosa. A Inclusão de um aluno Autista na Educação Física Infantil: um relato de experiência. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148339. Acesso em: 3 set. 2024.

GOMES, Ana Elizabeth Gomes; GORLA, José Irineu. O esporte como promotor da saúde em crianças com deficiência. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 29, n. 1, p. 1–4, 2016. DOI: 10.5020/18061230.2016.p1. DOI 10.5020/18061230.2016. Disponível em: https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p1. Acesso em: 03 set. 2024.

GORGATTI, Maria Greguol; PENTEADO, Sandra H. N. W; PINGE, Marcelo D.; DE ROSE JUNIOR, Dante. Atitudes dos professores de educação física do ensino regular com relação a alunos portadores de deficiência. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.12, n. 2, p. 63-68, 2004. DOI 10.18511/rbcm.v12i2.558. Disponível em: https://doi.org/10.18511/rbcm.v12i2.558. Acesso em: 25 ago. 2024.

MAMEDE, Laura Damasceno. Perfil motor de crianças público-alvo da educação especial (PAEE) e não PAEE de um colégio de aplicação. 2018, 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia DOI 10.5007/1980-4512.2015n31p292. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22206. Acesso em: 20 ago. 2024.

MARCHIORI, Alexandre Freitas; FRANÇA, Carla de Almeida Aguiar. A inclusão na educação infantil de Vitória: contribuições da educação física. Zero-a-Seis, v. 17, n. 32, p. 292–316, 2015. DOI 10.5007/1980-4512.2015n31p292. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p292. Acesso em 03 set. 2024.

MASCENA, Cinthya Campos de Oliveira. A Educação Especial para Crianças de zero a três anos: Perspectivas e Práticas de Profissionais da Educação Infantil. Revista Educação Especial em Debate, vol.5, n.9, p. 110-130. Vitória. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31596. Acesso em: 03 set. 2024.

MCGOWAN, Jessie et al. Reporting scoping reviews-PRISMA ScR extension. Journal of Clinical Epidemiology, v. 123, p. 177–179, 2020. DOI 10.7326/M18-0850. Disponível em: 10.7326/M18-0850. Acesso em: 25 ago. 2024.

MUNSTER, Mey de Abreu van. Inclusão de estudantes com deficiências em programas de educação física: adaptações curriculares e metodologias. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.14, n.2, p. 27-34, 2013. DOI 10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3612. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3612. Acesso em: 20 ago. 2024.

MURTA, Agnes Maria Gomes et al. Cognição, Motricidade, Autocuidados, Linguagem e Socialização no Desenvolvimento de Crianças em Creche. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v.21, n.2, p. 220-229. 2011. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-12822011000200005. Acesso em: 25 ago. 2024.

PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews, v. 10, n. 1, p. 89, 2021. DOI 10.1136/bmj.n71. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n71. Acesso em: 25 ago. 2024.

PRADO, Maria Tereza Artero et al. Avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças por meio do inventario portage operacionalizado em crianças. Revista Colloquium Vitae, v.4, n.1, p. 10-17. 2012. DOI 10.5747/cv.2012. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/issue/view/65. Acesso em: 03 set. 2024.

ROSA NETO, Francisco; SANTOS, Ana Paula Maurilia dos; XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo; AMARO, Kassandra Nunes. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala do desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.12, n.6, p. 422-427. 2010. DOI 10.5007/1980-0037.2010v12n6p422. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n6p422. Acesso em: 03 set. 2024.

ROSA, Greisy Kelli Broio; MARQUES, Inara; PAPST, Josiane Medina; GOBBI, Lilian Teresa Bucken. Desenvolvimento motor de criança com paralisia cerebral: avaliação e intervenção. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, n. 2, p. 163-176, 2008. DOI 10.1590/S1413-65382008000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382008000200002. Acesso em: 25 ago. 2024.

SANTOS, Ana Paula. Maurilia dos; WEISS, Silvio Luiz Indrusiak; ALMEIDA, Geciely Munaretto Fogaça de. Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v.16, n.1, p. 19-30, 2010. DOI 10.1590/S1413-65382010000100003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000100003. Acesso em: 25 ago. 2024.

SCHABBACH, Letícia Maria; ROSA, Júlia Gabriele Lima da. Segregate or include? Advocacy coalitions, ideas, and changes in special education in Brazil. Brazilian Journal of Public Administration, v.55, n.6, p.1312-1332, 2021.DOI 10.1590/0034-761220210034. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-761220210034. Acesso em: 20 ago. 2024.

SOARES, Angélica Miguel; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes. Avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, v.21, n..3, p. 445-458, 2015. DOI 10.1590/S1413-65382115000300010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300010. Acesso em: 25 ago. 2024.

TOSCANO, Crystiane V. A.; CARVALHO, Humberto M; FERREIRA, José P. Exercise effects for children with autism spectrum disorder: metabolic health, autistic traits, and quality of life. Perceptual and motor skills, vol. 125, n. 1, 2018. DOI 10.1177/0031512517743823. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0031512517743823. Acesso em: 25 ago. 2024.

TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA Extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467–473, 2018. DOI 10.7326/M18-0850. Disponível em: 10.7326/M18-0850. Acesso em: 20 ago. 2024.

VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; VITTA, Alberto de; MONTEIRO, Alexandra S. R. Percepção de Professores da Educação Infantil sobre a Inclusão da Criança com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, vol.16, n.3, p. 415-428. Marilia. 2010. DOI 10.1590/S1413-65382010000300007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000300007. Acesso em: 25 Ago. 2024.

WASHBURN, Ryan; KOLEN, Angela. Children's self-perceived and actual motor competence in relation to their peers. Journal Children, v. 5, n. 6, 2018. DOI 10.3390. Disponível em: https://doi.org/10.3390/children5060072. Acesso em: 20 ago. 2024.

ZANELLA, Larissa Wagner; SOUZA, Mariele Santayana de; VALENTINI, Nadia Cristina. Benefícios de uma intervenção motora para uma criança com meningocele: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 26, n. 2, p. 53-63, 2018. DOI 10.31501/rbcm.v26i2.6286. Disponível em: https://doi.org/10.31501/rbcm.v26i2.6286.

Acesso em: 03 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

VITOR , Alexandre Moreira; FERREIRA , Thais Alves; OLIVEIRA , João Roberto Ventura; LÔBO, Ingrid Ludimila Bastos; MARTINS, Cristiane Alves. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 2, p. 273–290, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p273-290. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/16498.. Acesso em: 21 nov. 2024.