IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ADAPTADOS EM ACADEMIAS AO AR LIVRE: ESTUDO EM QUATRO CIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p217-234

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Equipamentos de Ginástica, Atividades ao Ar livre, Avaliação

Resumo

As academias ao ar livre se constituem em um espaço democrático para promover a saúde e inclusão social de seus usuários. Assim, as atividades motoras podem ser estendidas a pessoas com deficiência. A pergunta que norteia esse estudo é: essas academias possuem equipamentos adaptados para a realização de atividades motoras por parte de pessoas com deficiência? Portanto, o objetivo foi identificar e classificar os equipamentos presentes em academias ao ar livre em quatro cidades. Enquadra-se como um estudo exploratório, descritivo, com análise qualitativa e quantitativa. Para iniciar a coleta, foram visitadas Academias ao Ar livre em quatro cidades, em três estados diferentes e todos os equipamentos disponíveis foram fotografados para posterior análise. Paralelamente, foi realizada uma busca na internet para descobrir as empresas que comercializam esses equipamentos e para identificar qual deles tinham o selo para uso por pessoas com deficiência. Os resultados indicaram a existência de 28 equipamentos destinados a usuários de cadeiras de rodas. As variáveis escolhidas para a coleta foram: 1) acesso às academias; 2) equipamentos presentes; 3) equipamentos destinados a pessoas com deficiência; 4) estado de conservação do equipamento; 5) instruções escritas para uso dos equipamentos. A coleta ocorreu em 29 academias ao ar livre e foram analisados 198 equipamentos, sendo possível mensurar, de forma adequada, as variáveis cotizadas. Os resultados das aplicações indicaram necessidade de manutenção de acessos e equipamentos e, principalmente, a instalação de placas indicando como a população deve utilizá-los.

Recebido em: 03/09/2024

Reformulado em: 25/09/2024

Aceito em: 27/09/2024

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABADE, Natascha Stephanie Nunes; PEREIRA, Brisa de Assis. Análise de uma política pública de lazer a partir da implementação e gestão do programa academia a céu aberto da cidade de Belo Horizonte/MG. Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer – UFMG. Belo Horizonte, v. 24, n. 1, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.32471 510

AGRIZZI, Paula; SILVA, Juliana Ilídio da; DOURADO, Thalia Eloisa Pereira Sousa; COSTA, Dário Alves da Silva; ROCHA, Solimar Carnavalli; SALES, Aline Dayrell Ferreira; CAIAFFA, Waleska Teixeira; ANDRADE, Amanda Cristina de Souza; Distribuição e qualidade de espaços públicos para atividade física de lazer em uma capital do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. v. 28, e0304, 2023. DOI 10.12820/rbafs.28e0304

BRASIL. Plano Nacional de Saúde 2020-2023. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_nacional_saude_2020_2023.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm?msclkid=e03ca915a93011eca55b7de3600188ab. Acesso em: 01 set. 2024.

COSTA, Bruno Gonçalves Galdino da; FREITAS, Cíntia de la Rocha; SILVA, Kelly Samara da. Atividade física e uso de equipamentos entre usuários de duas Academias ao Ar Livre. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 2, n. 1, p. 29-38, 2016. DOI: 10.12820/rbafs.v.21n1p29-38.

CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José. Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 2 p. 213-230, abr.-jun., 2012.

DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart; NASCIMENTO, Anselmo Nunes do; MACIEL JÚNIOR, Mauro Lúcio; GONÇALVES, Meirele Rodrigues; LAHR, Silvana Lopes Nogueira. Espaços de lazer esportivo em Governador Valadares/MG: possibilidade de inclusão de pessoas com deficiência. In: GRILLO, Rogério de Melo; SWERTS, Márcio Moterani (org.). Educação física e ciências do esporte: uma abordagem interdisciplinar. 2021, v. 2. p. 192-206. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/201102330.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

LIMA, Káryn dias Nogueira; OLIVEIRA, Francisco Elieser Braga de; VILELA, Andrea Teixeira; ROSÁRIO, Victor Hugo do; OLIVEIRA, Paulo Sérgio Pimentel de; TRIANI, Felipe da Silva. Os desafios encontrados pelos deficientes para o ingresso nas academias de ginastica da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 19, n. 1, p. 49-58, jan. / jun., 2018. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.05.p49

MANTA, Sofia Wolker; PALMA, Luciana Erina. O parque público como espaço para a prática de atividades esportivas: a percepção das pessoas com deficiência física. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2854/ Manta_Sofia_Wolker.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 jul. 2024.

MANZINI, Eduardo José. Princípios metodológicas de pesquisa: um enfoque em educação especial. Goiânia: Editora Sobama, 2024.

MARTINS, Rafael Pires. A perspectiva de acessibilidade das pessoas com deficiência física e visual frente à realidade das academias de Florianópolis. Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103772. Acesso em: 18 jul. 2024.

MATHIAS, Naegeli Gomes; MELO FILHO Jarbas; SZKUDLAREK, Ariani Cavazzani; GALLO, Luiza Herminia; FERMINO, Rogério César; GOMES, Anna Raquel Silveira. Motivos para a prática de atividades físicas em uma academia ao ar livre de Paranaguá-PR. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 41, n. 2, p. 222-228, 2019.

MINAS GERAIS (Estado). Academias ao ar livre: orientações para a gestão municipal. Belo Horizonte, [2017?]. Disponível em: https://observatoriodoesporte.mg.gov.br/publicacoes/cartilhas/guia-academia.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.

RAZUCK, Yan Ramos; NASCIMENTO, Jardson Luis Batista do; SAMPAIO, Francisco Dayvid Gomes; SILVA, Maria Juliana da; MONTEIRO, Estêvão Rios;

TRIANI, Felipe da Silva; CORRÊA NETO, Victor Gonçalves. Acessibilidade para cadeirantes em academias de ginástica da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 22, n. 1, p. 71-80, jan. /jun., 2021.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodología de la investigación. 6. ed. México: McGRAW-HILL, 2014.

SILVA, Alice Tatiane da; FERMINO, Rogério César; ALBERICO, Claudia Oliveira; REIS, Rodrigo Siqueira. Fatores associados à ocorrência de lesões durante a prática de atividade física em academias ao ar livre. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, v. 22, n. 4, p. 267-291 Jul/Ago, 2016.

Publicado

2024-09-28 — Atualizado em 2024-11-11

Versões

Como Citar

MANZINI, Eduardo José; MELLO, Graziele Perpétua Fernandes; NUNES, Vera Lucia Mendonça. IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ADAPTADOS EM ACADEMIAS AO AR LIVRE: ESTUDO EM QUATRO CIDADES. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 2, p. 217–234, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p217-234. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/16489.. Acesso em: 21 nov. 2024.