INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p%25p

Palavras-chave:

Paradesporto, Jogos Escolares, Competição Esportiva, História do Esporte, Atividade Motora Adaptada

Resumo

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) são um evento esportivo escolar que integra o itinerário cultural do estado do Rio Grande do Sul desde o ano de 1970, quando foi idealizado na Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do Sul (SEC). Atualmente, o evento destina-se a estudantes da rede pública do estado, no âmbito municipal, estadual e federal. Por muitos anos, estudantes com deficiência não tiveram espaço efetivo nesse evento escolar, o qual, por vezes, valorizou de forma acentuada a participação de estudantes com o perfil “atleta”. Assim sendo, a pesquisa objetiva compreender o processo de inserção e participação de estudantes com deficiência nos JERGS. Para isso, determinamos a História Cultural enquanto matriz teórica e metodológica da investigação. Para acessar o passado acerca das conformações históricas dos JERGS, a coleta das informações ocorreu por meio de fontes documentais e fontes digitais. As fontes coletadas foram submetidas à técnica de análise documental, a partir dos procedimentos de fichamento, classificação, análise e cruzamento das fontes. Após análise e interpretação dos materiais coletados, constatamos que os JERGS passaram a incluir crianças e adolescentes com deficiência de modo efetivo e devidamente regulamentado a partir da edição de 2017, ano subsequente à realização dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. A realização desse megaevento esportivo em território brasileiro pode ter impulsionado a comissão organizadora dos JERGS a incluir esportes adaptados para estudantes com deficiência no quadro de modalidades do evento, quase 50 anos desde sua idealização no estado.

Recebido em: 04/04/2024

Reformulado em: 03/06/2024

Aceito em: 08/06/2024

Biografia do Autor

  • Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OPES) da UFRGS. 

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Publicado

— Atualizado em 2024-06-24

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