INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p145-162

Palavras-chave:

Paradesporto, Jogos Escolares, Competição Esportiva, História do Esporte, Atividade Motora Adaptada

Resumo

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) são um evento esportivo escolar que integra o itinerário cultural do estado do Rio Grande do Sul desde o ano de 1970, quando foi idealizado na Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do Sul (SEC). Atualmente, o evento destina-se a estudantes da rede pública do estado, no âmbito municipal, estadual e federal. Por muitos anos, estudantes com deficiência não tiveram espaço efetivo nesse evento escolar, o qual, por vezes, valorizou de forma acentuada a participação de estudantes com o perfil “atleta”. Assim sendo, a pesquisa objetiva compreender o processo de inserção e participação de estudantes com deficiência nos JERGS. Para isso, determinamos a História Cultural enquanto matriz teórica e metodológica da investigação. Para acessar o passado acerca das conformações históricas dos JERGS, a coleta das informações ocorreu por meio de fontes documentais e fontes digitais. As fontes coletadas foram submetidas à técnica de análise documental, a partir dos procedimentos de fichamento, classificação, análise e cruzamento das fontes. Após análise e interpretação dos materiais coletados, constatamos que os JERGS passaram a incluir crianças e adolescentes com deficiência de modo efetivo e devidamente regulamentado a partir da edição de 2017, ano subsequente à realização dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. A realização desse megaevento esportivo em território brasileiro pode ter impulsionado a comissão organizadora dos JERGS a incluir esportes adaptados para estudantes com deficiência no quadro de modalidades do evento, quase 50 anos desde sua idealização no estado.

Recebido em: 04/04/2024

Reformulado em: 03/06/2024

Aceito em: 08/06/2024

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OPES) da UFRGS. 

Referências

ASSMANN, A. et al. Representações sociais, educação física e educação especial: um debate contemporâneo In: MISSIAS-MOREIRA, R. et al. (org.). Representações Sociais na Contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019, p. 101-116.

BARROS, J. D. Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BATAGLION, G. A. Paralimpíadas escolares no Brasil: uma história do esporte paralímpico escolar no estado do Rio Grande do Sul (2010-2018). 2021. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

BATAGLION, G. A.; MAZO, J. Z. Paralimpíadas Escolares (2006-2018): evidências em mídias digitais acerca do evento esportivo. Recorde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 1-42, jan./jun. 2019.

BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z. O percurso esportivo das mulheres pioneiras no cenário paralímpico sul-rio-grandense. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, p. 143-155, 2016.

BRASIL, E.; NASCIMENTO, L. F. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, n. 69, p. 196-219, jan./abr. 2020.

BURKE, P. O que é História Cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Editora, 2008.

CARDOSO, V. D. et al. A contribuição da mídia na construção dos ídolos paralímpicos brasileiros. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 1, p. 78- 86, jan./mar. 2018.

CARDOSO, V. D. et al. Motivos para a continuidade de atletas no esporte paralímpico brasileiro. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, v. 14, n. 1, p. 8-11, 2019.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 2000.

COSTA, I. P. et al. Jogos Escolares do Paraná: análise da competição no Município de Curitiba. Educación Física y Ciencia, v. 19, n. 1, jun. 2017.

CRUZ, G. C.; TASSA, K. O. M.; SCHNECKENBER, M. Inclusão Escolar na Formação Docente em Cursos de Pedagogia e Educação Física. Revista da Sobama, Marília, v. 15, n. 1, p. 35-42, jan./jun., 2014.

MACHADO, J. L. L. A Educação Física e os jogos escolares como meios de inclusão social da pessoa com deficiência. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.

MATSUI, R. 1º Jogos Escolares Brasileiros da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos: um estudo de caso. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

MAYNARD, D. C. S. Passado eletrônico: notas sobre história digital. Acervo, Rio de Janeiro, v. 29, n. 02, p. 103–116, 2016.

OLIVEIRA, R. V. Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS): conformações históricas de um evento esportivo escolar (1970-2019). 2023. 270 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

PESAVENTO, S. J. Fronteiras da história: uma leitura sensível do tempo. In: SCHÜLER, F.; AXT, G.; SILVA, J. M. (org.). Fronteiras do Pensamento: relatos de um mundo complexo. São Leopoldo: UNISINOS, 2008. p. 179-190.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, nov./ 2001.

REVERDITO, R. S. et al. Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, jan./jul. 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Notícias. fev. 2018. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/secretaria-estadual-de-educacao-homenageia-nadadora-paralimpica-campea-dos-jogos-escolare>. Acesso em: mar. 2024.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Notícias. jun. 2017. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/seduc-realiza-formacao-para-a-pratica-de-esportes-paralimpicos. Acesso em: mar. 2024.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Notícias. out. 2019. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/estudantes-de-guaiba-superam-limites-e-sao-selecionados-para-as-paralimpiadas-escolares. Acesso em: mar. 2024.

SANCHOTENE, V. C.; MAZO, J. Z. Voleibol sentado: análise da produção científica brasileira. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 563-574, maio 2018.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 47º Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Mar. 2017. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:r5KF8NGi0uMJ:www.educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/201704/06141743-regulamento-oficial-jergs-2017-atual.docx+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: mar. 2024.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 48º Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Mar. 2018. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/201803/29100925-regulamento-oficial-2018-1.pdf. Acesso em: mar. 2024.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 49º Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Abr. 2019. Disponível em:https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/201904/22135138-regulamento-geral-2019.pdf. Acesso em: mar. 2024.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Out. 2020. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202010/20095646-jergs-online-2020-regulamento-e-inscricao.pdf. Acesso em: mar. 2024.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Abr. 2022. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202205/18154537-regulamento-oficial-jergs-2022-2.pdf. Acesso em: mar. 2024.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Abr. 2021. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202107/26133923-regulamento-jergs-2021.pdf. Acesso em: mar. 2024.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Regulamento geral e regulamento específico. Abr. 2023. Disponível em: https://torres.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/Regulamento-JERGS-2023.pdf. Acesso em: mar. 2024.

SILVA, F. K. R.; SANTOS, D. N.; FUMES, N. L. F. Os professores de Educação Física escolar e o atendimento educacional especializado nas escolas públicas. Revista da Sobama, Marília, v. 15, n. 2, p. 31-36, jul./dez., 2014.

SOUZA, M. M. Olimpíadas do Colégio de Aplicação da UFRGS: um estudo sobre competição escolar. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

ZANELLA, D. E. Danusa Elena Zanella: depoimento [out. 2021]. Entrevistadora: [informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria]. Porto Alegre, 2021. (120 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.

Downloads

Publicado

2024-06-24 — Atualizado em 2024-09-10

Versões

Como Citar

VALENTE DE OLIVEIRA, Raquel; ZARPELLON MAZO, Janice. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL . Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 1, p. 145–162, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p145-162. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15806.. Acesso em: 23 nov. 2024.