O ESTÁGIO NA ÁREA DE NATAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS

Autores

  • Jorge Marcos Ramos Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p37-56

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Natação Adaptada, Pessoas com Deficiência, Estágio Supervisionado

Resumo

Historicamente a falta de professores e o aumento da necessidade desse profissional fizeram com que diversas políticas relacionadas à ampliação do acesso à educação superior fossem apresentadas sem o devido controle na qualidade dos cursos de formação docente. Além disso, o pouco contato com o dia a dia do ser professor proporciona dificuldades e dúvidas para os recém-formados. Nesse sentido, a vivência prática do estágio passa a ser uma oportunidade de aprender a lidar com a complexidade inerente ao desenvolvimento de aulas. O objetivo deste trabalho é apresentar a opinião dos estagiários em relação à participação no estágio e investigar seu papel na formação inicial. Do tipo qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio da análise das narrativas de 16 ex-estagiários do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André, que oferece aulas de natação para pessoas com deficiência. Para os participantes, o estágio contribuiu de maneira significativa em sua formação profissional e pessoal, principalmente no que se refere à prática de atividades físicas para pessoas com deficiência.

Recebido em: 07/02/2024

Reformulado em: 25/03/2024

Aceito em: 25/03/2024

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R. C. R.; RESENDE, M. R. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 230-252, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/

viewFile/6474/2653. Acesso em: 10 dez. 2023.

AZEVEDO, M. A. R. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: www.teses.usp.br/

teses/disponiveis/48/48134/tde-17052009-190433/en.php. Acesso em: 10 jan. 2024.

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (16 de julho de 1934). Rio de Janeiro: Presidência da República, 1934. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/

constituicaocompilado.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 24 de janeiro de 1967. Brasília, DF: Presidência da República, 1967. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1937. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

Constituicao/Constituicao37.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Imperio. Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, p. 71, pt. I, 1827. Disponível em: www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/

-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 18 jan. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria n. 1.793, de dezembro de 1994. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port1793.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica n. 003/2010. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2010/N38_DEZEMBRO/

_O_SISTEMA_INFORMA.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CFE n. 3, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdos e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Brasília, DF: MEC/CFE, 1987. Disponível em: www.crefsp.gov.br/portal-da-transparencia/legislacao/leis/resolucao-cfe-no-3,-de-16-de-junho-de-1987. Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC/CNE, 2015. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC/CNE, 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/

docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file. Acesso em: 2 fev. 2024.

CASTELLANI FILHO, L. A educação física no Brasil: a história que não se conta. 18. ed. Campinas: Papirus, 2010.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CRUZ, G. C.; GLAT, R. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, p. 257-273, 2014. Disponível em: www.scielo.br/j/er/a/zKXfJ8TbsjLvvYjnNzQbx7K/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 fev. 2024.

DAÓLIO, J. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 9, n. 1, p. 111-115, 1998. Disponível em: http://eduem.

uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3852/2646. Acesso em: 5 fev. 2024.

DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015. Acesso em: www.scielo.br/j/es/a/

hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/?format=html&lang=pt. Acesso em: 5 fev. 2024.

FREITAS, S. C.; MOLINA, A. A. Estado, políticas públicas educacionais e formação de professores: em discussão a nova resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Pedagogia em Foco, Iturama, v. 15, n. 13, p. 62-81, 2020. Disponível em: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/506. Acesso em: 28 jan. 2024.

GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, 2013. Disponível em: www.scielo.br/j/er/a/

MXXDfbw5fnMPBQFR6v8CD5x/?lang=pt&format=html. Acesso em: 10 fev. 2024.

GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I.; LEITE, Y. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. F. M. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GORZONI, S. P.; DAVIS, C. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1396-1413, 2017. Disponível em: www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024.

HYPÓLITO, A. M. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: www.redalyc.org/pdf/275/27501903.pdf. Acesso em: 28 jan. 2024.

METZNER, A. C.; RODRIGUES, W. A. Educação física escolar brasileira: do Brasil império até os dias atuais. Revista Fafibe online, Bebedouro, v. 4, n. 4, mar. 2011. Disponível em: www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/16/30032011211147.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843. Acesso em: 10 dez. 2023.

NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 21-49, 2017. Disponível em: www.criticaeducativa.ufscar.br/

index.php/criticaeducativa/article/view/217. Acesso em: 28 dez. 2023.

RAMOS, J. M. Fragmentos das trajetórias de vida de professores de Educação Física: aproximações da atuação com a pessoa com deficiência. São Paulo: Dialética, 2023.

RAMOS, J. M.; AZEVEDO, A. B. Caminhando para a inclusão: narrativa de vida de uma professora de Educação Física e a pessoa com deficiência. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 22, n. 2, p. 277-294, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204811. Acesso em: 10 jan. 2024.

RAMOS, J. M.; TAVARES, S. M. N. Educação física EAD e a formação do saber fazer: profissionalização ou improvisação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 22.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 9., 2021, [online]. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2021a. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/view/14560 Acesso em: 10 dez. 2023.

RAMOS, J. M.; TAVARES, S. M. N. Financiamento da educação e o gasto por aluno: entre avanços e recuos. Cadernos de Educação, São Paulo, v. 20, n. 40, p. 61-82, 2021b. Disponível em: www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/

article/view/1036273/0. Acesso em: 10 dez. 2023.

RAMOS, J. M.; WINCKLER, C.; BUCIOLI, S. A. Educação inclusiva na perspectiva dos professores de educação física do município de Santo André. Conexões, Campinas, v. 14, n. 2, p. 1-16, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/

conexoes/article/view/8645959. Acesso em: 7 dez. 2023.

SILVA, A. A. P.; ORTIGÃO, M. I. R. O curso de Pedagogia e os retrocessos na legislação educacional: uma ofensiva às possibilidades de formação crítica. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 95-116, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?

pid=S2318-19822020000300095&script=sci_arttext. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, R. F.; SEABRA JÚNIOR, L.; ARAÚJO, P. F. Educação Física Adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/

view/8285. Acesso em: 28 dez. 2023.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/

n14a05.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013. Disponível em: www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/. Acesso em: 4 fev. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2024-03-27 — Atualizado em 2024-04-12

Versões