GRUPO DE DANÇA DIVERSUS: POR UMA PEDAGOGIA DANÇANTE PAUTADA NA ESCUTA SENSÍVEL E ACESSÍVEL

Autores

  • Vanessa Helena Santana Dalla Déa Universidade Federal de Goiás
  • Marlini Dorneles de Lima Universidade Federal de Goiás
  • Renata Valerio Povoa Curado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2023.v24n2.p298-309

Resumo

O artigo propõe através da pesquisa qualitativa, de vivência, experimentação e criação em dança, em um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Goiás, analisar algumas metodologias e formas de ensino no Grupo de Dança Diversus criado na Faculdade de Educação Física e Dança da referida Universidade. Com a Escuta Sensível, a alteridade, a inclusão, ensino de estilos de dança, a construção de afetos, a negação da invisibilização, compõe-se uma arte única, com qualidade técnica, conceitual e de movimentos em dança, com artistas com e sem deficiência, com foco na diversidade dos corpos, nas relações interpessoais e nos processos de ensino-aprendizagem a partir do acolhimento e da troca de saberes e criações, com o protagonismo da pessoa com deficiência.

Recebido em: 06/12/2023

Reformulado em: 07/12/2023

Aceito em: 07/12/2023

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-12-14 — Atualizado em 2024-01-08

Versões

Como Citar

DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana; LIMA, Marlini Dorneles de; CURADO, Renata Valerio Povoa. GRUPO DE DANÇA DIVERSUS: POR UMA PEDAGOGIA DANÇANTE PAUTADA NA ESCUTA SENSÍVEL E ACESSÍVEL. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 24, n. 2, p. 298–309, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2023.v24n2.p298-309. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15439.. Acesso em: 5 dez. 2024.