EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONTEXTO INCLUSIVO E O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM ENSAIO TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p161-170Palavras-chave:
Educação Física Inclusiva, Atividade Motora Adaptada, Estratégias de Ensino.Resumo
A Educação Inclusiva é hoje um dos maiores desafios na ação docente e na prática pedagógica, sobretudo, nas/durante as aulas de Educação Física. Neste complexo contexto e com o intuito de colaborar para o processo formativo continuado dos/as professores/as de Educação Física, este ensaio teórico almeja como objetivos apresentar diferentes perspectivas inclusivas, discutir o processo inclusivo nas aulas de Educação Física face ao conceito da “Diferença” e apresentar diferentes estratégias de ensino considerando a potencialidade do estudante com deficiência, a fim de estas estratégias sejam instrumentos facilitadores para a elaboração de propostas pedagógicas mais equitativas. O texto está organizado em dois momentos sendo que, no primeiro momento o objetivo centra - se em esclarecer conceitos essenciais e pertinentes ao desenvolvimento da Educação Inclusiva e discutir sobre a inclusão escolar na perspectiva dos estudantes com deficiência, no segundo momento tecemos uma discussão sobre a limitação versus a potencialidade apresentando diferentes possibilidades e estratégias de ensino facilitadoras ao processo inclusivo. Muitos fatores por vezes interferem de forma negativa no sucesso do processo inclusivo, contudo, mesmo com tantas adversidades os professores de Educação Física têm atuado como agentes transformadores ao envolver a comunidade educativa em práticas pedagógicas equitativas.
Recebido em: 29/07/2022
Reformulado em: 19/08/2022
Aceito em: 19/08/2022
Downloads
Referências
ARMSTRONG, F. Educação inclusiva: culturas escolares, ensino e aprendizagem. ARMSTRONG, F.; RODRIGUES, D. (Org.) In: A Inclusão nas Escolas. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, PT, p. 13-29, 2014.
CAMPOS, M. J. “CRIE”… Because all children need to play! Revista da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoa com Deficiência. Ano 5, v. 5, n. 1, p. 22-28, Lisboa, 2019.
COSTA, C. M.; MUNSTER, M. A. V. Adaptações curriculares nas aulas de educação física envolvendo estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 361-376, 2017.
DE SOUZA, J. V. et al. Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 373-394, 2017.
GRENIER, M.; LIEBERMAN, L. (Ed.). Physical education for children with moderate to severe disabilities. Human Kinetics, 2017.
GRENIER, M. A. Coteaching in physical education: A strategy for inclusive practice. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 28, n. 2, p. 95-112, 2011.
GRENIER, M. A.; MILLER, N. Collaborative Process in Physical Education. In: GRENIER, M.; LIEBERMAN, L. (Ed.). Physical education for children with moderate to severe disabilities. Human Kinetics, 2017.
HAEGELE, J.A. et al. Exploring the Intersection Between Disability and Overweightness in Physical Education Among Females With Visual Impairments, Research Quarterly for Exercise and Sport, 2019. https://doi.org/10.1080/02701367.2019.1600652
HAEGELE, J.A; ZHU, X. Experiences of Individuals With Visual Impairments in Integrated Physical Education: A Retrospective Study. Research Quarterly for Exercise and Sport, 2017.https://doi.org/10.1080/02701367.2017.1346781
KLAVINA, A.; BLOCK, M.E. The effect of peer tutoring on interaction behaviors in inclusive physical education. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 25, n. 2, p. 132-158, 2008.
KLAVINA, A.; RODIONOVA, K. The Effect of Peer Tutoring in Physical Education for Middle School Students with Severe Disabilities. European Journal of Adapted Physical Activity, v. 8, n. 2, 2015.
MORAIS, M.P.; RODRIGUES, G.M.; FILGUEIRAS, I.P. Necessidades formativas para a ação docente inclusiva de professores de Educação Física Escolar. Revista Pensar a Prática, v. 22, p. 1-12, 2019.
NOVOA, A. Professores, Imagens do futuro presente, EDUCA, Lisboa – PT, 2009.
RODRIGUES, D. Equidade e Educação Inclusiva. Profedições, Coleção A Página, Porto – PT, 2013.
RODRIGUES, D. Os desafios da Equidade e da Inclusão na formação de professores. In: ARMSTRONG, F.; RODRIGUES, D. (Orgs). A Inclusão nas escolas. Ed. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, PT, p. 75 – 101, 2014.
RODRIGUES, G.M.; FREITAS, D.P. Saber do que se sabe a pessoa com deficiência. In: CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli. Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Física Escolar Inclusiva. EDUFES, Vitória – ES, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.