DESENHO UNIVERSAL: UMA ESTRATÉGIA PARA O ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PROGRAMAS DE EXERCÍCIO FÍSICO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p83-102Palavras-chave:
Atividade Motora adaptada, Pessoa com deficiência, Exercício Físico, AcessibilidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar documentos publicados nas bases de dados BDTD, Scielo e Google acadêmico que discutem sobre o desenho universal e a pessoa com deficiência, buscando identificar se as academias e espaços de treinamentos têm aplicado estratégias de inclusão e acessibilidade que também atendam às pessoas com deficiência a partir dos princípios do desenho universal. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura de caráter qualitativo. Foram encontrados e analisados 14 (quatorze) documentos. Os resultados demonstraram que a participação das pessoas com deficiência em programas de atividades físicas, esbarra em dificuldades diversas, principalmente na acessibilidade. Ao analisar o modelo organizacional, as condições das instalações, os materiais e os recursos humanos apresentados, nota-se uma deficiência dos espaços, estes não atendem às necessidades das pessoas com deficiência e nem aos princípios do desenho universal. Por fim, conclui-se que a prática regular de exercício físico, está diretamente relacionada com a qualidade de vida das pessoas e os ambientes destinados a estas atividades, devem ser projetados para proporcionar um acesso global, atendendo pessoas sem e com deficiência. A ausência de acessibilidade e da aplicabilidade dos princípios do desenho universal, demonstram que ainda há uma distância significativa entre a realidade e o ideal de inclusão.
Recebido em: 08/06/2022
Reformulado em: 21/06/2022
Aceito em: 12/06/2022
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-07 (2)
- 2022-06-25 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.