TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Educação Física Escolar, Autismo, Educação Especial

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a interface entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Educação Física (EF) no contexto escolar, por meio de um estudo teórico. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura envolvendo TEA e a Educação Física Escolar (EFE). A busca envolveu artigos científicos publicados nas bases de dados Medline, LILACS, Scopus, SciELO e Web of Science a partir da década de 80 a dezembro de 2019. Foram selecionados 17 artigos, os quais foram submetidos à análise temática, que gerou três categorias: a) O ambiente e seus estímulos sonoros e sensoriais durante as aulas de EFE diante das condições dos estudantes com TEA; b) A interação dos estudantes com TEA durante as aulas de EFE; e c) Estratégias de organização espacial e temporal durante as aulas de EFE junto aos estudantes com TEA. Os resultados demonstraram a dificuldade dos professores de EF em incluir esses estudantes em suas aulas e a necessidade em reduzir estímulos externos as aulas de EF para auxiliar na concentração dos estudantes com TEA. Todavia, verificou-se a importância da atividade física na melhoria da concentração a e diminuição da ansiedade.

Recebido em: 10/11/2020

Reformulado em: 14/01/2021

Aceito em: 14/01/2021

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Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Revisão sistemática da literatura