ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p39-56

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Educação Física, Deficiência Visual, Estratégia de ensino

Resumo

A inserção de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na escola tem desafiado os espaços escolares a construírem novas alternativas de ensino. Com intuito de atender as necessidades educacionais do aluno com deficiência, é de extrema importância adaptar recursos e estratégias de ensino no meio educacional. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo verificar se os professores de educação física aplicam estratégias de ensino e utilizam recursos pedagógicos para a inclusão de alunos com deficiência visual em suas aulas no Ensino Fundamental I da rede regular de ensino de Ubá e Tocantins, ambas de Minas Gerais. A presente pesquisa desenvolveu-se sob uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa dois alunos com deficiência visual e dois professores de educação física, os quais foram entrevistados a partir de um roteiro pré-estabelecido. Para os registros das aulas, foi utilizado o roteiro de observação. Os dados obtidos foram processados no software IRAMUTEQ mediante análise de similitude. Os resultados apontaram que ambos os alunos se sentem incluídos nas aulas de educação física, assim como participam das atividades desenvolvidas em aula. Entre as estratégias de ensino utilizadas pelos professores identificadas no estudo, destacam-se o falar, a demonstração da atividade, a alteração de regras, quando necessária, e o estilo de ensino por tarefa. Concluiu-se que, apesar de apresentarem uma atitude positiva frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, os professores não utilizam de maneira planejada a elaboração de estratégias e recursos pedagógicos.

Recebido em: 30/10/2020

Reformulado em: 15/01/2021

Aceito em: 15/01/2021

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Publicado

2021-04-05