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INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO CBCE ENTRE 2009 E 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p195-216

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Atividade Motora Adaptada

Resumo

A presente pesquisa, de perspectiva qualitativa, tem como objetivo investigar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física escolar a partir da análise das publicações no GTT Inclusão e Diferença do Congresso Brasileiro de Ciências e do Esporte e do Congresso Internacional de Ciências do Esporte, tendo como questões a investigar: o quantitativo de pesquisas referentes ao TEA, suas temáticas, objetivos e contribuições dos trabalhos para a prática do professor no processo de inclusão. A pesquisa bibliográfica é delimitada aos Anais publicados entre os anos de 2009 a 2019. Os trabalhos selecionados foram divididos em três categorias, sendo analisados e apresentados com base na perspectiva hermenêutica. Concluímos que o volume de trabalhos sobre a inclusão de estudantes com TEA ainda não é expressivo e parece ser ampliado com o passar dos anos. As principais contribuições à prática inclusivas evidenciadas foram: o olhar e a sensibilidade do docente, a singularidade de cada estudante e as estratégias didáticas, que são fundamentais para uma Educação Física digna, ética e inclusiva.

Recebido em: 30/06/2020

Reformulado em: 07/02/2021

Aceito em: 09/02/2021

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Biografia do Autor

Renata dos Santos Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação pelo Centro Universitário Plínio Leite (2011). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar. Segunda Licenciatura em Pedagogia, em andamento Pós Graduação em : Educação Especial e Educação Inclusiva pela Faculdade Internacional Signorelli, concluída em 2017 Administração e Supervisão Escolar, pela universidade Cândido Mendes, concluída em 2012 Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em andamento Curso de Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos, Curso de Extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em 2019

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor e pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant, onde é coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da UFRJ e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Também é membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e do Grupo de Pesquisa Avaliação e Currículo (GEPAC) na UNIRIO.

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Publicado

2021-04-05

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Seção

Revisão sistemática da literatura