FOOTBALL INTEGRADO: DA TEORIA À PRÁTICA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n2.p193-204Resumo
O presente estudo está dividido em duas partes interconectadas, onde o ponto de interseção destas partes se encontra em uma perspectiva em que as observações serão conduzidas, que é aquela da Educação Especial. Esta se apresenta como ciência da educação que visa construir percursos e processos inclusivos para as pessoas com necessidades educacionais especiais, pondo a sua atenção a todos aqueles momentos educacionais formais, informais e não formais e em todas as idades da vida para a construção de um mundo mais justo e mais participativo. O esporte representa um destes momentos, desde que este faça parte de um projeto educacional e intencionalmente voltado para o crescimento das pessoas. Nesse sentido, a primeira parte do nosso trabalho se ocupará de apresentar o Futebol Integrado, como exemplo de uma arquitetura esportiva inclusiva e acessível, nascida no contexto italiano e graças à história da inclusão escolar italiana, ao Projeto Erasmus+Sport: Futebol integrado: as novas fronteiras do esporte para todos. Será apresentada a gênese, a construção, a evolução, prestando atenção aos paradigmas da diversidade, da acessibilidade e da participação. A segunda parte, justamente com base nisso, tentará evidenciar, mediante a análise de vídeo dos 15 jogos do Campeonato de Futebol Integrado realizado na Sardenha (ano de 2017-2018), como a participação dos números 2 (atletas com maior dificuldade no jogo) seja semelhante àquela do número 5 (atleta com maior habilidade) nas redes e nos chutes, mostrando como o Futebol Integrado representa uma verdadeira academia para a inclusão e para a valorização de todos.