Child builds up values through FINE arts: an exploratory study on Mauritian children
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p4-30Palavras-chave:
Arte, cooperação, desenvolvimento, criança, educação, valores, cidadania.Resumo
Esta investigação sócio-construtivista tem por objetivo colocar em evidência a relação entre artes plásticas e a construção de valores. Baseia-se na teoria da "construção dos valores na criança", elaborada por Johnny Favre (1997), que estipula que os valores são construídos através de um isomorfismo estruturo-funcional entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento moral. As evidências foram observadas em uma oficina de artes plásticas, na Ilha Maurício, com sete sujeitos, com idades entre 10 e 11 anos, provenientes de um meio social carente. Com a ajuda da técnica de observação sistematizada, pudemos demonstrar que existe uma relação entre a participação das crianças nesta oficina de artes plásticas e a construção dos valores.
Downloads
Referências
ANDERSON, T. Why and how we make art, with implications for art education. Arts Education Policy Review. v.105, n.5, May/June, 2004.
ANDERSON, P. and MCRORIE, S. A Role for Aesthetics in Centering the K-12 Art Curriculum. Art Education, 5, pp. 6-14. 1997.
BARBRE-GALL, F. Comment parler d’Art aux enfants: le premier livre d’art destiné aux adultes. Paris, Société nouvelle Adam Brio, 2002.
BURGER, K., WINNER, E. Instruction in Visual Art: Can It Help Children Learn to Read? Journal of Aesthetic Education. v. 34, n. 3-4, p.277-293, 2000.
CAMPBELL A., MUNCER, S. The social child. UK, Psychology press ltd, 1998.
CLAVEL, B. Analyse des paliers d’équilibrations fonctionnels dans la construction des régulations intersubjectives. De hétéronomie à la coopération. Tese (Doutorado em Psicologia) Universidade Lumière Lyon 2, Lyon, 2001.
CROCE, B. (1923) Bréviaire Esthétique. Paris: Le Felin. Coll: Marche du Temps. 2005.
DEWEY, J. Report and recommendations upon Turkish education. In Jo Ann Boydston (ed.), The Middle Works: Essays on Politics and Society, 1923-1924. Vol. 15 of Collected Works. Carbondale: Southern Illinois Press. 1983.
DISSANAYAKE, E. Homo aestheticus. Seattle: University of Washington Press. 1995.
DOLLE, J-M. (1974). Pour comprendre Piaget. Paris, Dunod. 1999 (3ème Edition).
FAVRE, J. G. L. La construction des valeurs chez l’enfant: une étude transversale sur les valeurs spontanées chez les enfants de 3 à 11 ans en situation scolaire. 1997. 404f. Doctoral Dissertation, Institut of Psychology, University of Lumière Lyon 2, Lyon, 1997, Unpublished.
FAVRE, J. Le processus de construction de la co-opération chez les enfants : une étude transculturelle. In: COLLOQUE INTERNATIONAL ET INTERDISCIPLINAIRE «CITOYENNETÉ, JUSTICE & PSYCHOLOGIE». 1, 2005, Lyon. Annals: itizenship, Justice and Psychology. July 11-13, 2005, Lyon : University of Lumière Lyon 2, pp. 220-221.
FAVRE, J. G. L. and Brocq, H., Citoyenneté et arts plastics. In: COLLOQUE INTERNATIONAL ET INTERDISCIPLINAIRE . 1, 2005, Lyon. Annals: Citizenship, Justice and Psychology.
July11-13, 2005, Lyon : University of Lumière Lyon 2, p. 227-228. Volume I nº 2 – Jul-Dez/2008 29 http://www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655
FAVRE, J. G. L. and Brocq, H. Citoyenneté et arts plastics. Draft research presents to the City Council Rillieux La Pape Suburbs. France. 2003.
FELDMAN, D. Beyond the universals of cognitive development. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corp. 1980.
GARDNER, H. The arts and human development. New York: Basic Books. 1994.
KOHLBERG, L. The development of modes of moral thinking and choice in the years ten to sixteen, Doctoral Dissertation. University of Chicago. Unpublished. 1958.
LAVELLE, L. (1950/1955) Traité des valeurs, V. I et II, Paris, P.U.F, 1991.
MARGOLIS, H. Patterns, thinking, and cognition: A theory of judgment. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
PIAGET, J. Etudes sociologiques, Genève : Droz. 1977 (ed. review).
PIAGET, J. (1967). La psychologie de l’intelligence. Paris, Armand Colin. 1998.
PIAGET, J. (1936). La naissance de l’intelligence chez l’enfant, Neuchâtel-Paris : Delachaux & Niestlé, 1977.
_________. (1932). Le jugement moral chez l’enfant. Paris, Presses Universitaires de France. 2005.
SMITH, R. Efland on the Aesthetic and Visual Culture: A response. Studies in Art Education, v. 46, n. 3, p. 284-288. 2005.
TROADEC, B., MARTINOT, C. Le Développement Cognitif. Paris, Belin. 2003. XYPAS, C. Les stades du développement affectif selon Piaget. Paris, L’Harmattan, 2001.
XYPAS, C., MEIRIEU P., AVANZINI G. Les citoyennetés scolaires. Paris, Presses Universitaires de France, 2003.
XYPAS, C. L’éducation morale à l’école (De l’éducation du citoyen à l’éducation internationale), Jean Piaget. Paris, Anthropos, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.