Xeque-mate Soccer:

Um jogo de regras entre futebol e xadrez

Autores

  • Herycksara Santos de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sávio Silveira de Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p157-184

Palavras-chave:

Psicologia Genética, Epistemologia Genética, Xeque-Mate Soccer, níveis de heurística, desenvolvimento cognitivo.

Resumo

Os jogos de regras podem ser usados como instrumentos no âmbito da avaliação ou intervenção, fornecendo características das dimensões cognitiva e afetiva do sujeito. Este trabalho apresenta o Xeque-Mate Soccer, um jogo que combina habilidades do futebol e xadrez. O objetivo é apresentar o jogo como instrumento de trabalho capaz de auxiliar na análise de fatores cognitivos no âmbito da psicologia genética e da epistemologia genética, tendo como base a teoria de Jean Piaget. Quatro participantes de 16 e 17 anos de idade, dois de cada sexo, utilizaram o jogo como instrumento sob a forma de um campeonato e responderam a entrevista e situações-problema. Analisaram-se os dados seguindo-se os critérios da psicologia e epistemologia genéticas, de modo a apresentar o desempenho dos participantes em níveis de heurística, permitindo assim o entendimento do processo de construção do conhecimento. Os resultados mostraram que o instrumento possibilita, de fato, analisar o desempenho cognitivo em termos de níveis de heurística. Concluímos que o jogo de regras Xeque-Mate Soccer é um instrumento viável na pesquisa e intervenção, tanto pelo potencial lúdico quanto pela estimulação cognitiva que pode oferecer, seja na área de psicologia do desenvolvimento ou na educação.

Referências

CHARNESS, N. Search in Chess: Age and Skill Differences. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 1981, vol. 7, N. 2, pp.
467 – 476.
CORRÊA, D. K. A.; ALCHIERI, J. C.; DUARTE, L. R. S; STREY, M. N. Excelência na produtividade: a performance dos jogadores de futebol profissional.
Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 447-460.
GARCÍA-NAVEIRA, A. & REMOr, E. Motivación de logro, indicadores de
competitividad y rendimiento en un equipo de jugadores de fútbol de com-
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 183
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
petición varones entre 14 y 24 años. Universitas Psychologíca, 2011, 10 (2), pp.
477-487.
GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1995.
FERRAZ, O. L. O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol. Revista Paulista Educação Física, São Paulo, 11(1), pp. 27-39, jan/jun. 1997.
HELAL, R.; SOARES, A. J. G.; LOVISOLO, H. R. Invenção do país futebol –
mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2001.
MACEDO, L. 4 cores, Senha e Dominó: Oficinas de Jogos em uma Perspectiva
Construtivista e Psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
MOURA, S.; SOUZA, B. C.; ROAZZI, A. Julgamento de lances futebolísticos:
comparação entre árbitros de futebol e torcedores. Revista Interamericana de
Psicologia/Interamerican Journal of Psychology – 2009, Vol. 43, Num. 2, pp.
383-394.
MURRAY, B. Uma história do futebol. São Paulo: Editora Hedra, 2000.
OLIVEIRA, F. N.; BRENELLI, R. P. O jogo Xadrez Simplificado como instrumento de diagnóstico da perspectiva social e cognitiva em escolares. Revista
Ciência & Cognição, 2008, Vol. 13, pp. 109 – 124.
ORTEGA, A. C.; GOMES, R.S; ABREU, S.N.; ROSA, L, I. Aspectos Psicogenéticos do Pensamento Dialético no jogo Mastergoal. In: Helerina A. Novo; Maria
Cristina Smith Menandro. (Orgs.). Olhares diversos: Estudando o Desenvolvimento Humano. Vitória/ES: UFES – Programa de Pós-Graduação em Psicologia: CAPES, PROIN, 2000, pp. 73 – 90.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. 1964. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
PIAGET, J. As Formas Elementares da Dialética. 1980. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
PIAGET, J. O possível e o Necessário – evolução dos necessários na criança –
volume 02. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
PIAGET, J.O Possível, o Impossível e o Necessário. São Paulo: Melhoramentos,
1987.
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 184
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
RODRIGUES, F. X. F. Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogador de futebol no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, n.11, jan/junho 2004, pp.260-299.
SANTOS, P. S. Histórias ou estórias? In: O que é xadrez. São Paulo: Brasiliense,
1993, pp. 09 – 41.
SILVA, W. Processos Cognitivos no jogo de xadrez. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Edição

Seção

Artigo