Xeque-mate Soccer:

Um jogo de regras entre futebol e xadrez

Autores

  • Herycksara Santos de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sávio Silveira de Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p157-184

Palavras-chave:

Psicologia Genética, Epistemologia Genética, Xeque-Mate Soccer, níveis de heurística, desenvolvimento cognitivo.

Resumo

Os jogos de regras podem ser usados como instrumentos no âmbito da avaliação ou intervenção, fornecendo características das dimensões cognitiva e afetiva do sujeito. Este trabalho apresenta o Xeque-Mate Soccer, um jogo que combina habilidades do futebol e xadrez. O objetivo é apresentar o jogo como instrumento de trabalho capaz de auxiliar na análise de fatores cognitivos no âmbito da psicologia genética e da epistemologia genética, tendo como base a teoria de Jean Piaget. Quatro participantes de 16 e 17 anos de idade, dois de cada sexo, utilizaram o jogo como instrumento sob a forma de um campeonato e responderam a entrevista e situações-problema. Analisaram-se os dados seguindo-se os critérios da psicologia e epistemologia genéticas, de modo a apresentar o desempenho dos participantes em níveis de heurística, permitindo assim o entendimento do processo de construção do conhecimento. Os resultados mostraram que o instrumento possibilita, de fato, analisar o desempenho cognitivo em termos de níveis de heurística. Concluímos que o jogo de regras Xeque-Mate Soccer é um instrumento viável na pesquisa e intervenção, tanto pelo potencial lúdico quanto pela estimulação cognitiva que pode oferecer, seja na área de psicologia do desenvolvimento ou na educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CHARNESS, N. Search in Chess: Age and Skill Differences. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 1981, vol. 7, N. 2, pp.
467 – 476.
CORRÊA, D. K. A.; ALCHIERI, J. C.; DUARTE, L. R. S; STREY, M. N. Excelência na produtividade: a performance dos jogadores de futebol profissional.
Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 447-460.
GARCÍA-NAVEIRA, A. & REMOr, E. Motivación de logro, indicadores de
competitividad y rendimiento en un equipo de jugadores de fútbol de com-
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 183
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
petición varones entre 14 y 24 años. Universitas Psychologíca, 2011, 10 (2), pp.
477-487.
GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1995.
FERRAZ, O. L. O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol. Revista Paulista Educação Física, São Paulo, 11(1), pp. 27-39, jan/jun. 1997.
HELAL, R.; SOARES, A. J. G.; LOVISOLO, H. R. Invenção do país futebol –
mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2001.
MACEDO, L. 4 cores, Senha e Dominó: Oficinas de Jogos em uma Perspectiva
Construtivista e Psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
MOURA, S.; SOUZA, B. C.; ROAZZI, A. Julgamento de lances futebolísticos:
comparação entre árbitros de futebol e torcedores. Revista Interamericana de
Psicologia/Interamerican Journal of Psychology – 2009, Vol. 43, Num. 2, pp.
383-394.
MURRAY, B. Uma história do futebol. São Paulo: Editora Hedra, 2000.
OLIVEIRA, F. N.; BRENELLI, R. P. O jogo Xadrez Simplificado como instrumento de diagnóstico da perspectiva social e cognitiva em escolares. Revista
Ciência & Cognição, 2008, Vol. 13, pp. 109 – 124.
ORTEGA, A. C.; GOMES, R.S; ABREU, S.N.; ROSA, L, I. Aspectos Psicogenéticos do Pensamento Dialético no jogo Mastergoal. In: Helerina A. Novo; Maria
Cristina Smith Menandro. (Orgs.). Olhares diversos: Estudando o Desenvolvimento Humano. Vitória/ES: UFES – Programa de Pós-Graduação em Psicologia: CAPES, PROIN, 2000, pp. 73 – 90.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. 1964. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
PIAGET, J. As Formas Elementares da Dialética. 1980. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
PIAGET, J. O possível e o Necessário – evolução dos necessários na criança –
volume 02. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
PIAGET, J.O Possível, o Impossível e o Necessário. São Paulo: Melhoramentos,
1987.
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 184
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
RODRIGUES, F. X. F. Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogador de futebol no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, n.11, jan/junho 2004, pp.260-299.
SANTOS, P. S. Histórias ou estórias? In: O que é xadrez. São Paulo: Brasiliense,
1993, pp. 09 – 41.
SILVA, W. Processos Cognitivos no jogo de xadrez. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Edição

Seção

Artigo