O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras

Autores

  • Bruna Sasso Universidade Estadual Paulista - Marília-SP
  • Alessandra de Morais Universidade Estadual Paulista - Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p24-51

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Egocentrismo, Representações de professoras.

Resumo

Este texto trata-se de um recorte de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, o qual procura, além de compreender os aspectos do fenômeno do egocentrismo descrito por Piaget mediante uma pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo que foi realizado com professoras da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, também delinear as suas representações a esse respeito e sua proximidade com a teoria em questão. Para tanto, a trajetória percorrida consiste em explanar sobre aspectos da crítica de Vigotski à Piaget, com relação ao pensamento egocêntrico; posteriormente, como Piaget respondeu às críticas de Vigotski, e sobre o pensamento egocêntrico em sua perspectiva. Por fim, busca-se delinear as representações de quinze educadoras a respeito do fenômeno do egocentrismo na criança e suas relações com a teoria de Piaget. Pôde-se, desta forma, no que diz respeito à pesquisa bibliográfica, aduzir a importância de se reconhecer e entender o egocentrismo segundo o referido autor, pois se trata um fenômeno intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da criança e que pode nos possibilitar o seu entendimento. Quanto às representações das professoras, aproximaram-se mais, subjetivamente, do senso comum do que do conceito encontrado na teoria psicológica enfocada. Destarte, este estudo possibilita compreender os limites e alcances dos cursos de formação de professores, no que diz respeito à dimensão em foco.

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Publicado

2014-03-18

Edição

Seção

Artigo