EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CRIANÇAS ENTRE CINCO E SEIS ANOS DE IDADE

Autores

  • Amanda Silveira Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru
  • Rita Melissa Lepre Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.esp.p231-256

Palavras-chave:

Educação infantil, Desenvolvimento moral, Valores

Resumo

A educação em valores sociomorais na escola de educação infantil é uma ação possível e necessária e deve ser uma tarefa compartilhada entre escola, família, comunidade e sociedade. Com o objetivo de propiciar as bases para o desenvolvimento da autonomia moral, as dimensões cognitivas, afetivas e sociais se entrelaçam na tarefa de educar moralmente as crianças. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, com base em uma revisão sistemática de literatura, com foco na integração entre a ética do cuidado e a justiça, uma sequência didática que contemple a educação em valores na educação infantil. A práxis pedagógica voltada à construção da moralidade se faz imprescindível desde os anos iniciais de escolarização, a partir da proposição de ambientes sociomorais que considerem os afetos e a cognição da criança, contextualizada como um sujeito de ação, um ser em si e um vir a ser.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

ARAÚJO, D. L. O que é (e como faz) sequência didática? Entre palavras, Fortaleza, ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013.

BARRIOS, A.; BRANCO, A. U. Desenvolvimento moral na educação infantil: Um estudo cultural construtivista. Educação, 44(2), 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: janeiro de 2021.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: janeiro de 2021.

BORGES, A. K. S; TOGNETTA, L. R. P. A qualidade da interação entre pares e a implantação de um ambiente sociomoral cooperativo a partir da literatura infantil. VERAS, Vera Cruz, v. 3, n. 1, p. 16-35, nov./2013. Disponível em:

http://www.veracruz.edu.br/ise. Acesso em: 20 nov. 2020.

BUXARRAIS, M. R.; VILAFRANCA, I. (Org.) Una mirada femenina de la educación moral. Bilbao: Desclée De Brouwer, 2018.

DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil: O ambiente sócio-moral na escola. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 1-327.

DIVERTIDAMENTE. Direção de Pete Docter. Estados Unidos: Disney Pixar, 2015. DVD (102 min.).

FOLHA, F. B. A importância da prática pedagógica em valores da educação infantil. Brasília, 2013. Disponível em:

https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5074/1/2013_FabianeBatistaFolha.pdf. Acesso em janeiro de 2021.

FREITAS, L. B. L. Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação. Educar, Curitiba, n. 19, p. 11-22, 2002.

GARCÍA, X. M.; PUIG, J. M. As sete competências básicas para educar em valores. São Paulo: Summus, 2010.

GILLIGAN, C. Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1982.

GOERGEN, P. Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educação Social, Campinas, v. 28, n. 100, p. 737-762, out./2007.

HOPPE, M. M. W.; SILVA, T. L. Convivência, ética, e autoridade na educação infantil. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 699-720, set./dez. 2021

KUHNEN, T. A. A ética do cuidado como teoria feminista. Anais do III Simpósio Gênero e Políticas Públicas. Universidade Estadual de Londrina, 27 a 29 de maio de 2014.

LEPRE, R. M. Educação Moral na Escola: caminhos para a construção da cidadania. Colloquium Humanarum. v.3, n.1; 2005.

MENIN, M. S. de S.; TREVISOL, M. T. C.; MARTINS, R. A. Educação em valores: em busca de projetos brasileiros em escolas públicas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL. 2010, São Paulo –SP. Anais. São Paulo, 2010.

MIGUEL, P. C. O desenvolvimento moral e o valor respeito na educação infantil. Sçao Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

MONTENEGRO, T. Educação infantil: a dimensão moral da função de cuidar. Psicologia da educação, São Paulo, n. 20, p. 77-101, jun. 2005.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. 3.ed. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral (1930). In: PARRAT, S.; TRYPHON, A. (org.). Jean Piaget: sobre a pedagogia - textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 1-36.

PUIG, J. M. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

SIQUEIRA, F. Q.; FREITAS, L. B. L. Valores morais vão à escola? Relação entre concepções de professores e a qualidade da formação. Psico, Porto Alegre, v. 52, n. 4, p. 1-13, jul.-set. 2021.

SOUZA, E. R. O lúdico como possibilidade de inclusão no ensino fundamental. Revista Motrivivência, Campinas, v.8, n. 9, p. 339-347, dez. 1996.

VASCONCELLOS, C. S. Prefácio. In. PACHECO, J. Dicionário de valores. São Paulo: Edições SM, 2012.

ZABALA, A. A. Prática Educativa. Como ensinar. Tradução Ernani F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2022-11-01