A EPISTEMOLOGIA SUBJACENTE AO TRABALHO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Autores

  • Thaís Daltoé Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) https://orcid.org/0000-0002-2729-9335
  • João Alberto da Silva Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) https://orcid.org/0000-0002-5259-7748

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p96-138

Palavras-chave:

Matemática, Educação Infantil, Epistemologias

Resumo

A presente investigação teve por objetivo analisar os pressupostos epistemológicos que sustentam a escolha e a mediação dos materiais manipuláveis para o processo da construção do número na Educação Infantil a fim de evidenciar o viés pedagógico adotado para esses materiais. Em vista disso, constituiu-se um grupo com princípios colaborativos com professoras da Educação Infantil que participavam do curso de formação continuada “O ensino da Matemática através do uso de materiais manipuláveis na Educação Infantil” a fim de coletar os dados. A pesquisa discorre sob o delineamento de um Estudo de Caso, utilizando múltiplas fontes de evidências, tais como a observação colaborativa, os diários reflexivos, a análise dos planejamentos e a entrevista semiestruturada. Diante da análise dos dados abordou-se as epistemologias emergentes das práticas pedagógicas das professoras, dentre elas a epistemologia empirista, apriorista e construtivista. A partir disso, foi possível compreender, no que que tange à epistemologia das professoras, que seus pressupostos apresentam-se nas escolhas de materiais, nos métodos aplicados, bem como na postura adotada em sala de aula, evidenciando que possuem um viés epistemológico flutuante.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigo