PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n2.07.p164Mots-clés :
Ensino, Aprendizagem, Práticas lúdicas, Educação Infantil, BebêsRésumé
Em seu cotidiano as crianças aprendem modos de convivência por meio de ações lúdicas, uma vez ser a linguagem que permite a elas aprenderem e desenvolverem-se de modo integral e significativo. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) considera que o professor tem papel importante no modo como organiza sua prática mediando às interações infantis. Este estudo analisou por meio de vídeo gravações a interatividade entre quinze bebês com duas educadoras, durante 15 dias, no momento da rotina escolar destinada para aplicação de atividades lúdicas. Os resultados, analisados a partir da teoria de Piaget indicaram que os bebês em interação com a educadora e1, expressaram seus esquemas corporais com movimentos imitativos de forma descontextualizada e repetitiva e com a educadora e2, que permitiu um ambiente potencializador de interação, com momentos de pausa e articulação dos esquemas construídos dos bebês, possibilitou ampliação nos esquemas de ação dos mesmos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.