JEAN-JACQUES ROUSSEAU, ÉDOUARD CLAPARÈDE E JEAN PIAGET: APONTAMENTOS ACERCA DA IDEIA DE EDUCAÇÃO FUNCIONAL

Auteurs-es

  • Diandra Dal Sent MACHADO PPG/UFRGS - Porto Alegre-RS

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n2.08.p165

Résumé

Neste trabalho, apresentamos a proposta de educação funcional desenvolvida por Édouard Claparède, considerando a influência da concepção epistêmico-pedagógica de Jean-Jacques Rousseau sobre essa proposta. Em seguida, propo-mos a influência de Rousseau sobre a epistemologia de Jean Piaget, tanto pela influência de Claparède no pensamento piagetiano quanto pelo viés do enten-dimento de que a razão não está dada como pronta, mas que é algo a ser cons-truído pelo sujeito em suas relações com o meio (objeto), e que essa construção se dá a partir do funcionamento do organismo.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2018-04-17

Numéro

Rubrique

Artigo