INTERVENÇÃO DOCENTE:
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.07.p138Mots-clés :
Socialização; Desenvolvimento Moral; Intervenção docente; Educação Física.Résumé
Este artigo é fruto da pesquisa bibliográfica desenvolvida no curso de especialização "Educação Física Escolar na Educação Básica" da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e teve por objetivo analisar a relação entre o processo de socialização, o desenvolvimento moral humano e as implicações para a ação docente na disciplina de Educação Física. Para esta tarefa foi necessário conceituar o processo de socialização relacionando-o com o desenvolvimento moral humano sob a ótica da Epistemologia Genética, para apresentarmos possíveis implicações para a intervenção do professor dessa disciplina. A Educação pressupõe a formação moral do sujeito, sendo esta constituinte da dimensão humana. No contexto escolar todos os envolvidos nesse processo deverão atuar para a socialização dos estudantes. A disciplina de Educação Física apresenta contextos diversificados que podem contribuir significativamente para a formação de personalidades autônomas. Portanto, a ação docente na Educação Física pode promover o processo de socialização de nossos estudantes, organizando situações de ensino e de aprendizagem que levem os estudantes a tomarem consciência de si. Consequentemente, é preciso reconhecer a necessidade de que discussões como essa façam parte do processo de formação docente, seja ele inicial ou continuado.
Téléchargements
Références
BORSA, J. C. O papel da escola no processo de socialização infantil. Rio Grande
do Sul, 2007. Disponível em:
http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0351.pdf . Acesso em: 27 de
julho de 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRINGUIER, Jean-Claude. Conversando com Jean Piaget. Rio de Janeiro: Difel,
1978.
DE VRIES, Rheta, ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil: o ambiente sóciomoral na escola. Artes Médicas. Porto Alegre, 1998.
FOGAÇA Jr, Orlando Mendes. A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física (Tese de Doutorado). 151p. Programa
de Pós-Graduação em Educação. Marília: Universidade Estadual de São Paulo,
2009.
LA TAILLE, Y et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas e discussão. . São Paulo: Summus Editorial, 1992.
MENIN, Maria Suzana de Stefano. Desenvolvimento Moral: Refletindo com
pais e professores. In: Cinco Estudos de Educação Moral. Coleção Psicologia e
Educação. 2a ed. Casa do Psicólogo. São Paulo, 1996.
______. Convivência, conflitos e educação nas escolas de São Paulo. São Paulo:
Moderna, 2002.
PALMA, A. P. T. V.; PALMA, J. A. V. O ensino da Educação Física: princípios
fundamentais para uma relação pedagógica construtivista na Educação Infantil
e Ensino Fundamental. FIEP Bulletin, v. 75, Special Edition, 2005 (p. 91-94).
160
ISSN: 1984-1655
PEREIRA, Ana Maria. Motricidade Humana: a complexidade e a práxis educativa. (Tese Doutoramento em Ciências da Motricidade Humana). P. Universidade da Beira Interior, Covilhã – Portugal, 2006.
PIAGET, Jean. A Epistelomogia Genética; Sabedoria e Ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. In: Piaget. Traduções de Nathanael C. Caixeiro,
Zilda A. Daeir, Celia E.A. Di Pietro. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
______. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
______. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.
______. Juízo Moral da Criança. Tradução: Elzon Lenardon. São Paulo:
Summus, 1994.
______. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria Alice M. D’ Amorim e Paulo
Sérgio Silva. Rio de Janeiro, Editora Forense Universitária, 23º Edição, (1988).
SALADINI, Ana Cláudia. A Educação Física e a tomada de consciência da ação
motora da criança. (Tese de Doutorado). 224p. Programa de Pós-Graduação em
Educação. Marília: Universidade Estadual de São Paulo, 2006.
SILVA, Luana Cristine Franzini da. Intervenções em situações de conflitos interpessoais nas aulas de Educação Física. (Dissertação Mestrado em Educação)
207p. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
TOGNETTA, L. R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento
na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
TOGNETTA, L. R. P. e VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar
sobre a prática das regras e assembléias na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2007.
TOJAL, J. B. Da Educação Física à Motricidade Humana: A preparação do Profissional. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas, SP: Mercado de Letras: São Paulo: Fapesp, 2000.