A Interação da Afetividade com a Cognição no Ensino Médio

Auteurs-es

  • Waldir Uller Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor da SEED-PR e Diretor da Escola Integração Primeiros Passos, em Ponta Grossa.
  • Ademir José Rosso Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC). Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.580

Mots-clés :

Ensino-Aprendizagem, Afetividade, Cognição, Ensino Médio

Résumé

Este trabalho analisa duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre aluno, professor e conhecimento. Destaca a interferência da afetividade no aprendizado do aluno. Referenciado em Piaget, defende a unidade afeto e cognição, apresentando situações de afetividade que são determinantes na construção do conhecimento e que podem resultar em sucesso ou fracasso da aprendizagem. A hipótese investigativa destaca a indissociabilidade razãoafeto e sua repercussão na cognição e na aprendizagem. A metodologia é de enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa, e a coleta de informações vale-se da observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. As categorias de análise são as seguintes: pertencimento/descentração, praxeologia/economia de conduta e valor. As informações levantadas e analisadas confirmam a hipótese, mostrando a relação afetividade e cognição.

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Publié

2022-02-01

Numéro

Rubrique

Artigo