A Interação da Afetividade com a Cognição no Ensino Médio
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.580Mots-clés :
Ensino-Aprendizagem, Afetividade, Cognição, Ensino MédioRésumé
Este trabalho analisa duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre aluno, professor e conhecimento. Destaca a interferência da afetividade no aprendizado do aluno. Referenciado em Piaget, defende a unidade afeto e cognição, apresentando situações de afetividade que são determinantes na construção do conhecimento e que podem resultar em sucesso ou fracasso da aprendizagem. A hipótese investigativa destaca a indissociabilidade razãoafeto e sua repercussão na cognição e na aprendizagem. A metodologia é de enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa, e a coleta de informações vale-se da observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. As categorias de análise são as seguintes: pertencimento/descentração, praxeologia/economia de conduta e valor. As informações levantadas e analisadas confirmam a hipótese, mostrando a relação afetividade e cognição.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, A. R. S. A emoção em sala de aula. São Paulo: Papirus, 1999.
______. O que é afetividade? Reflexões para um conceito. IN: 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2002. www.anped.org.br/reunioes/24/T2004446634094.doc>
ARANTES, V. Cognição, afetividade e moralidade. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 26, n.2, jul./dez. 2000. p.137-153.
BRENELLI, R.P. Piaget e a afetividade. In: SISTO, F.F., OLIVEIRA, G.C. e FINI, L.D.T. Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2000.
COLETA, J. A. D. e MIRANDA, H. C. N. O rebaixamento cognitivo, a agressão verbal e outros constrangimentos e humilhações: o assédio moral na educação superior. IN: 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2003. <http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/joseaugustodelacoleta.rtf> DAMÁSIO, A. R. O Erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 219
www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655
DEL NERO, H. S. O Sítio da Mente: pensamento, emoção e vontade no cérebro humano. São Paulo: Collegium Cognitivo, 1997.
DOURADO, I. C. P. e PRANDINI, R. C. A. R. Henri Wallon: Psicologia e Educação. IN: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2001. <http://www.anped.org.br/reunioes/24/tp1.htm#gt20>
ESPÍNDOLA, M. A construção da afetividade. S/D, Disponível em: Acesso em: 10 de agosto de 2005.
FARINA, C. Pedagogia dos afetamentos. IN: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2001. <http://www.anped.org.br/reunioes/24/tp1.htm#gt20>
FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. Coleção Leitura.
FURTH, G. G. Conhecimento como desejo: um ensaio sobre Piaget e Freud. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GITAHY, R. R. C. Estudos de Moralidade: do comportamento real ao comportamento virtual. IN: 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2003. http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/raquelrosanchristinogitahy.
IMBASCIATI, A. Afeto e representação. São Paulo: Editora 34, 1998.
LAJONQUIÈRE, L. de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Piaget: notas para uma teoria construtivista da inteligência. São Paulo: Psicologia, USP, vol 8, n 1, 1997.
LAMPREIA, C. Linguagem e atividade no desenvolvimento cognitivo: algumas reflexões sobre as contribuições de Vygotsky e Leontiev. Psicologia: Reflexão e Crítica: ISSN 0102-7972 Versão Impressa. Scielo. 1989.
LEDOUX, J. E. El cerebro emocional. Barcelona: Ariel Planeta, 1999.
LEITE, S. A. da S. e TASSONI, E. C. M. A Afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. ALLE – Textos, 2001.
MORENO, M. et al. Falemos de Sentimentos: a afetividade como um tema transversal na escola. São Paulo: Moderna, 1999. Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 220 www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655
MOURA, C. A. R. de. Racionalidade e crise: estudos de história da filosofia moderna e contemporânea. São Paulo: Discurso Editorial/UFPR, 2001.
PIAGET, J. Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961.
______. A Relação da afetividade com a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Vol 26, n 3, Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1962.
______. Problemas gerais de investigação interdisciplinar e mecanismos comuns. Lisboa: Bertrand, 1973.
______. Adaptacion vitale et psycologie de líntelligence. Paris: Hermann, 1974.
______. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Editora Zahar,1978.
______. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
______. Biologia e conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ROSEMBERG, C. R. Los mecanismos de influência educativa en los primeiros años de la escolaridad. Contextos de aprendizaje y “contextos cognitivos”. IN: 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2000. <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2037t.PDF>
SADALLA, A. M. F. de A. Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações. Campinas, SP: Editora Alínea, 1998.
SOUZA, E. C. L. L. Relação professor-aluno: subjetividade e objetividade na sala de aula. IN: 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2000.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. IN: 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2000. <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2019t.PDF>
TULESKI, S. C. Para ler Vygotsky: recuperando parte da historicidade perdida. IN: 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu: 2000. <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2024t.PDF> Recebido em 30/07/200
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2009
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.