O ensino e a aprendizagem da matemática na perspectiva piagetiana
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p108-15Mots-clés :
Jogo, Aprendizagem, Matemática, PiagetRésumé
Nosso propósito, nesse artigo, é refletir sobre a relação dos jogos e o ensino da aritmética, dentro dos pressupostos da psicologia genética piagetiana e dos estudos realizados por Kamii. Nessa perspectiva o objetivo do ensino da matemática nas primeiras séries escolares é ajudar a criança a construir um raciocínio lógico-matemático. Segundo essa autora, no início estas ações dependem do objeto concreto, mais tarde, com a evolução do pensamento, o sujeito pode prescindir do concreto e pensar de forma abstrata. Trazer os jogos para um plano privilegiado da ação da criança supondo um sujeito ativo e que não pode ser subtraído no processo de aprendizagem, é também a proposta do LaPp – Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, coordenado por Macedo. Esse diálogo, possível, do jogo e da aprendizagem, cria um espaço onde aprender a pensar é uma necessidade do sujeito na busca de soluções e é também o objeto da presente reflexão.
Téléchargements
Références
BRENELLI, R.P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas- SP: Papirus, 1996.
KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Trad. Regina A. de Assis. Campinas- SP: Papirus, 1982.
KAMII, C.; DECLARK, G. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Trad. Elenice Curt. Campinas, SP: Papirus, 1985.
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. Volume I nº 1 – Jan/Jun, 2008 115
http://www.marilia.unesp.br/scheme
PIAGET, J. ; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Trad. C.M. Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.
RABIOGLIO, M. Considerações sobre jogos de mesa e sua contribuição para a educação matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS, 2. 1990. São Paulo: Anais. São Paulo: FE/USP, 1990.
RABIOGLIO, M. Feche a Caixa. Texto com finalidade didática do LaPp – Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, 1996.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo: EPU, 1988.
ZAIA, L.L. O papel do jogo na construção das estruturas operatórias elementares e das estruturas aritméticas. In: MANTOVANI DE ASSIS, O. Z.; CAMARGO DE ASSIS, M. (orgs.). PROEPRE: Fundamentos Teóricos II. Campinas: LPG/FE/UNICAMP, 1999.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2008
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.