Desenvolvimento da noção operatória de tempo: contribuições para a compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
: contribuições para a compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p90-113Mots-clés :
Desenvolvimento psicológico; Piaget; TDAH; Tempo.Résumé
A noção de tempo, para Piaget, é um dos aspectos necessários para a construção do real. O tempo também possui uma conotação subjetiva, se compreendido como uma apreensão indivi-dual da passagem dos eventos, que depende de fatores como a motivação e o interesse. No pre-sente artigo, foi realizada uma análise dos escritos de Piaget acerca do tempo, relacionando-os com pesquisas contemporâneas realizadas a partir do referencial da Epistemologia Genética, que fornecem novos subsídios teóricos para uma compreensão do TDAH. São apresentados também dados de pesquisa realizada com crianças com este diagnóstico, a fim de investigar suas crenças a respeito do tempo. Concluímos que o estudo da noção de tempo configura-se como um importante instrumento para a compreensão de crianças com TDAH, possibilitando novos olhares e alternativas de intervenção.
Téléchargements
Références
BARKLEY, R. A. Executive Functioning, Temporal Discounting, and Sense of Time in Adolescentes with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Oppositional Defiant Disorder (ODD) Journal of Abnormal Child Pshychology, 29 (6), 541-556, 2001.
BARKLEY, R.A. Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) Guia completo
para pais, professores e profissionais de saúde Porto Alegre: Artmed, 2002.
BAUERMEISTER, J.J.; BARKLEY, R.A.; MARTINEZ, J.V.; CUMBA, E.; RAMIREZ, R.R.; REINA,
G.; MATOS, M.; SALAS, C.C.; Time estimation and performance on reprodution tasks in subtypes of children with attention deficit hyperactivity disorder. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 34(1): 151-62 2005.
Volume 7 Número 1 – Jan-Jul/2015 112
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
BORDEN, K.A.; BROWN, R.T.; WYNNE, M.E.; SCHLESER, R.; Piagetian Conservation and
response to cognitive therapy in Attention Deficit Disordered children Journal of Child Psychology and Pshychiatry, vol 28 n.5, 1987.
BROWN, R.T.; BORDEN, K.A.; SCHLESER, R.; CLINGERMAN, S.; ORENCZUK,S.; The performance of Attention-Deficit Disordered and Normal Children on Conservation Tasks The
Jounal of Genetic Psychology, 146 (4), 1985.
CAMPOS, L. G. A. C. Avaliação do Pensamento Lógico em Pacientes com Transtorno de Déficit
de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH) Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2007.
“AUTOR” Desenvolvimento Psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH): a construção do pensamento operatório.
“AUTOR” Desenvolvimento Psicológico e estratégias de intervenção em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) FOLQUITTO, C.T.F.; RODRIGUES, C.L.;
ANDRADE, E.R., ROCCA, C.C.A.; SOUZA, M.T.C.C. Considerations about Psychological Develpoment in children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) Psychology Research, 4 (3), 168-177, march, 2014.
INHELDER, B.; CAPRONA, D. Um percurso de pesquisa In INHELDER, B.; CELLÉRIER, G.
(org) O desenrolar das descobertas da criança: um estudo sobre as microgêneses cognitivas.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (original publicado em 1992).
MISSAWA, D.D.A., ROSSETI, C.B. Desempenho de crianças com e sem dificuldades de atenção
no jogo Mancala Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 60(2), 2008.
MULLINS, C.B.A., BELLGROVE, M.A., GILL, M., ROBERTSON, I.H. Variability in Time Reproduction: Difference in ADHD Combined and Inattentive Subtypes Journal of American
Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 44:2, 2005.
PIAGET, J. A representação do mundo na criança Rio de Janeiro, Ed Record, 1926.
PIAGET, J. A noção de tempo na criança Rio de Janeiro, Ed Record, 1946.
PYLRO, S.C. Avaliação de noções operatórias em adolescentes com e sem indícios do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Tese de Doutorado, Centro de Ciências Humanas e
Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2012.
ROMMELSE, N.N.J., OOSTERLAAN, J., BUITELAAR, FARAONE, S.V., SERGEANT, J.A. Time
Reproduction in Children With ADHD and Their Nonaffected Siblings Journal of American
Academy of Child and Adolescent Psychiatry,46(5):582-590, 2007.