Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil

Auteurs-es

  • Clarisse Zan de Assis BASTOS Unesp - Marília-SP
  • Alessandra MORAIS Unesp - Marília-SP
  • Ana Paula CORDEIRO Unesp - Marília-SP

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p66-90

Mots-clés :

Jogos dramáticos e teatrais; Psicologia Genética; Educação Infantil.

Résumé

A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da Educação Básica, deve garantir a formação integral da criança, e dentre os eixos que compõem esse nível de ensino, são conside-rados os jogos e as atividades lúdicas. Este estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar e discutir a importância dos jogos dramáticos e teatrais no processo formativo de crian-ças da Educação Infantil, e relacionar tais atividades aos pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O percurso realizado foi o de, inicialmente, abordar o jogo, de forma geral, e sua contextualização na Educação Infantil. Em seguida, foram explicitadas as acepções de Piaget sobre a evolução do jogo, partindo do exercício simples, ao símbolo e à regra. Posteriormente, foi feita uma caracterização dos jogos dramáticos e teatrais, e ressaltadas as principais diferen-ças entre ambos, de forma a se realizar aproximações com as interpretações de Piaget, que situ-am o desenvolvimento dos jogos no pensamento da criança. Por fim, apontou-se para a impor-tância de um trabalho a ser realizado na Educação Infantil, no qual os jogos dramáticos e tea-trais possam ser compreendidos em sua relação com os processos de desenvolvimento e plane-jados intencionalmente, visando uma aprendizagem lúdica e prazerosa para a criança.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,
Resolução n º 5, de dezembro de 2009. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394,
de 20 de dezembro de 1996. Brasília. MEC, 1996.
FUCHS, Ana Carolina Müller. Improvisação teatral e descentração. 91f. Dissertação (Mestrado
em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2005.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1990.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.
KAMII, Constance; DEVRIES, Retha. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria
de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais.4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
MACEDO, Lino. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 93,
p. 5-10, mai. 1995.
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A Psicologia da criança. Tradução Octavio Mendes Cajado.
2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2006. (Originalmente publicado em 1966).
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Tradução de Ramon Américo Vasques. 3. ed.
São Paulo: Editora Ática, 2006. (Originalmente publicado em 1937).
PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2005. (Originalmente publicado em 1947).
Volume 7 Número 1 – Jan-Jul/2015 90
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Tradução de Francisco Guimarães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. (Originalmente publicado em 1967).
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Tradução de Manuel Campos. 7. ed.
São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Originalmente publicado em 1923).
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. Tradução de Elzon Lenardon. São Paulo: Summus,
1994.(Originalmente publicado em 1932).
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Tradução de Àlvaro Cabral. 4. ed. Rio
de Janeiro: LTC, 1987. (Originalmente publicado em 1936).
(Originalmente publicado em 1945).
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. (Originalmente publicado em 1969).
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e
Paulo Sérgio Lima. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1969.(Originalmente publicado em 1964).
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo: Summus,
1978.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo
José de Almeida Amos. 3.ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.
ZORZI, Jaime L. A intervenção fonoaudiológica nas alterações de linguagem infantil. 2. ed. Rio
de Janeiro: Revinter, 2002.

Téléchargements

Publié

2015-09-01

Numéro

Rubrique

Artigo