Acerca da recepção diacrônica da obra de Jean Piaget entre educadores em ciências
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1983Mots-clés :
Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção.Résumé
A educação científica é um campo produtivo para o estudo das relações entre psicologia e a educação escolar. Neste artigo de revisão da literatura, no escopo de um projeto de pesquisa homônimo, busca-se a relação entre a didática das ciências e a obra de Jean Piaget, apresentando alguns estudos sobre a difusão e a recepção da sua obra.
Téléchargements
Références
digital, disponível em:
http://www.unige.ch/piaget/publications/piaget.html]. Acessado em agosto
de 2007.
ASTOLFI, J.-P. & DEVELAY, M. La didactique des sciences. Paris: PUF, 1989.
BLISS, J. Recherches sur l?enseignement des sciences à l?école primaire en
Angleterre. In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e VINH BANG. Psychologia
génétique et didactiques des scienes (pp. 177-187). Berna: Peter Lang, 1989.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; CARRASCOSA, J.; E MARTINEZTERRADES, F. A emergência da didática das ciências como campo específico
do conhecimento. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 155-195, 2001.
CARVALHO, J.S. The idea of educational theories and programs based on
Piaget?s theory: some contributions from a philosophical perspective.
Notandum, v. 2, p. 37-48, 1998.
DeBOER, G.E. A history of ideas in science education: implications for practice. Nova
Iorque: Teachers College Press, 1991.
DEVELAY, M. Regard en arrière, pour situer le present et anticiper à propos de
la section sciences de l?INRP (France). In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e
Volume 2 Número 4 – Ago-Dez/2009 93
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
VINH BANG. Psychologia génétique et didactiques des scienes (pp. 211-230). Berna:
Peter Lang, 1989.
DUCRET, J.-J. Constructivismos: usos y perspectivas en la educacion.
Perspectivas, v. 31, n. 2, p. 157-169, 2001.
FREY, K.; PFUNDT, H.; BAYHRHUBER, H. e JENELTEN-ALLKOFER, C.
Utilisation des methodes et connaissances psychologiques pour le
développement de curriculum. In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e VINH
BANG. Psychologia génétique et didactiques des scienes (pp. 157-176). Berna: Peter
Lang, 1989.
GIL-PÉREZ, D.; GUISASOLA, J.; MORENO, A.; CACHAPUZ, A.; CARVALHO,
A.M.P.; TORREGROSA, J.M.; SALINAS, J.; VALDÉS, P.; GONZÁLEZ, E.;
DUCH, A.G.; DUMAS-CARRÉ, A.; TRICÁRICO, H.; GALLEGO, R. Defending
constructivism in science education. Science & Education, v. 11, p. 557-571, 2002.
GIORDAN, A. & DE VECCHI, G. As origens do saber: das concepções dos
aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GOOD, R.; KROMHOUT, R.A.; MELLON, E.K. Piaget?s work and chemical
education. Journal of Chemical Education, v. 56, n. 7, p. 426-430, 1979.
GOOD, R.; MELLON, E.K.; KROMHOUT, R.A. The work of Jean Piaget. Journal
of Chemical Education, v. 55, n. 11, p. 688-693, 1978.
HALL, J.S. Psychology and schooling: the impact of Susan Isaacs and Jean
Piaget on 1960s science education reform. History of Education, v. 29, n. 2, p. 153-
170, 2000.
HENRIQUES, A. Apprendre et comprendre, représentations d?enfants et
enseigment pour eleves. In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e VINH BANG.
Psychologia génétique et didactiques des scienes (pp. 53-68). Berna: Peter Lang, 1989.
LOURENÇO, O.M. Além de Piaget? Sim, mas devagar!... Coimbra: Almedina,
1994.
MACEDO, L. La situacion actual del constructivismo en el Brasil: elementos
para un debate. Perspectivas, v. 31, n. 2, p. 237-245, 2001.
MAYER, S.J. The early evolution of Jean Piaget?s clinical method. History of
Psychology, v. 8, n. 4, p. 362-382, 2005.
MISSONI, M.V. Etat des recherches sur lês schémas, de connaissances
communes, alternatifs à connaissance scientifique. In: GIORDAN, A.
Volume 2 Número 4 – Ago-Dez/2009 94
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
HENRIQUES, A. e VINH BANG. Psychologia génétique et didactiques des scienes
(pp. 127-155). Berna: Peter Lang, 1989.
MONTAGERO, J. & MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução.
Porto Alegre: ArtMed, 1998.
NIAZ, M.; ABD-EL-KHALICK, F.; BENARROCH, A.; CARDELLINI, L.;
LABURÚ, C.E.; MARÍN, N.; MONTES, L.A.; NOLA, R.; ORLIK, Y.;
SCHARMANN, L.C.; TSAI, C.-C.; TSARPALIS, G. Construtivism: defense or a
continual critical appraisal – a response do Gil-Pérez et al. Science & Education,
v. 12, p. 787-797, 2003.
PARRAT-DAYAN, S. La réception de l?oeuvre de Piaget dans le milieu
pédagogique des années 1920-1930. Revue Française de Pédagogie, v. 104, p. 73-83,
1993a.
PARRAT-DAYAN, S. Le texte et ses voix: Piaget lu par ses pairs dans le milieu
psychologique des années 1920-1930. Archives de Psychologie, v. 61, p. 127-152,
1993b.
PARRAT-DAYAN, S. Piaget dans l?École Libératrice: la dialectique de l?autre et
du même. Archives de Psychologie, v. 62, p. 171-192, 1994.
PARRAT-DAYAN, S. Piaget, la psychologie et ses applications. Archives de
Psychologie, v. 65, p. 247-263, 1997.
PARRAT-DAYAN, S. Psicologia de Piaget aplicada à educação: como isto
funciona? Escritos sobre Educação, v. 2, n. 2, p. 33-42, 2003.
PARRAT-DAYAN, S. Piaget e as instituições: o Instituto Jean-Jacques Rousseau,
o BIE e o Centro Internacional de Epistemologia Genética. Mnemosine, v. 2, n. 1,
p. 12-17, 2006.
PARRAT-DAYAN, S. & TRYPHON, A. Introdução. In: PIAGET, J. Sobre a
pedagogia (pp. 7-23). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
PETIT, B. La théorie piagétienne de la connaissance peut-elle servir aux
formateurs dans leur pratique éducative? In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e
VINH BANG. Psychologia génétique et didactiques des scienes (pp. 69-91). Berna:
Peter Lang, 1989.
SAADA-ROBERT, M. & BRUN, J. Las transformaciones de los saberes escolares:
aportaciones y prolongaciones de la psicologia genetica. Perspectivas, v. 26, n. 1,
25-38, 1996.
Volume 2 Número 4 – Ago-Dez/2009 95
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
TRYPHON, A.; PARRAT-DAYAN, S.; VOLKMANN-RAUE, S. La reception de
l?oeuvre de Piaget dans le milieu psychologique germanophone des années
1920-1930. Archives de Psychologie, 64, 83-108, 1996.
van der VEER, R. Piaget in the plural: the story of his reception in Latin
American. Culture & Psychology, v. 5, n. 2, p. 217-222, 1999.
VASCONCELOS, M.S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do
Psicólogo, 1996.
VERGNAUD, G. Algunas ideas fundamentales de Piaget en torno a la didactica.
Perspectivas, v. 26, n. 1, p. 195-207, 1996.
VINH BANG. Rénovation de l?enseigment scientifique et révolution de l?esprit
scientifique. In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e VINH BANG. Psychologia
génétique et didactiques des scienes (pp. 11-14). Berna: Peter Lang, 1989a.
VINH BANG. Bases psychologiques de l?initiation scientifique aux enfants de 7
à 12 ans. In: GIORDAN, A. HENRIQUES, A. e VINH BANG. Psychologia
génétique et didactiques des scienes (pp. 25-51). Berna: Peter Lang, 1989b.
VONÈCHE, J. Piaget se serait-il trompé? Bulletin de Psychologie, v. 51, n. 3, p.
265-272, 1998.
WEIL-BARAIS, A. Los constructivismos y la didactica de las ciencias.
Perspectivas, v. 31, n. 2, 197-207, 2001.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2009
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.