RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p92-131Mots-clés :
Raciocínio espacial, Espaço representativo, Abstrações reflexionantes, Piaget, BIMRésumé
A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os pro-fissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua ha-bilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pe-dagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arqui-tetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.
Téléchargements
Références
AUGIN, 2022. Site do desenvolvedor. Disponível em: https://augin.app. Acesso em: 21 de agosto de 2021.
AUTODESK, 2022. Site do desenvolvedor. Disponível em: https://www.auto-desk.com.br. Acesso em: 21 de agosto de 2021.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento [recurso eletrô-nico] / Fernando Becker. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2012.
BENEDETTO, Henrique; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; PIRES, Roberto Wanner. Ensino de BIM no Brasil: Análise do Cenário Acadêmico. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 70-84, jan./jul. 2017.
BIM DICTIONARY. Building Information Modeling, 2023. Disponível em: https://bimdictionary.com/pt/building-information-modelling/1. Acesso em: 28 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.
BUENO, M. S. Quem, afinal, nas escolas brasileiras, promove o desenvolvimento das competências gráficas? III APROGED’S International Conference [e] XVI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. 1, pp. 477-487. Porto: APROGED, 2015.
CLEMENTE, J. C., BEDIM, A. A. P., RODRIGUES, A. C. D., FERREIRA, H. L., SOUZA, J. M. S. S., SANTOS, L. G., Cohn, M. A. F, DIAS, M. F. M. D, TOMÉ, N. M. A. T. e CARNEIRO, R. F. Ensino e aprendizagem da Geometria: um estudo a partir dos periódicos em Educação Matemática. Encontro Mineiro de Educação Matemática. Anais eletrônicos. São João del Rei MG: UFSJ, 2015. Não paginado.
KOPKE, R. C. Objetos esculpidos e a visão espacial. VIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design e XIX Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. (pp. 869-881). Bauru: UNESP, 2009.
LUQUET, Georges-Henri. (1927) Le dessin enfantin. Laussane, Paris: Dalachaux & Niestlé Éditeurs, 3a ed, 1977.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké. v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993.
PIAGET, J. Epistemologia genética. 3ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
PIAGET, J., INHELDER, B. (1948) A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PIAGET, Jean. (1974) Fazer e Compreender. Trad. Cristina L. de P. Leite. São Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1978. 186p.
PIAGET, Jean. (1975) A Equilibração das Estruturas Cognitivas: problema central do desenvolvimento. Tradução de Marion Merlone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, Jean. (1977) Abstração Reflexionante: Relações lógico-aritméticas e or-dem das relações espaciais. Trad. Fernando Becker e Petronilha G. da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. (1974) A Tomada da Consciência. Trad. Edson B. de Souza. São Paulo: Melhoramentos e EDUSP, 1977. 211p.
SILVA, L. P. O uso do BIM no ensino-aprendizagem nos Institutos Federais na Região Nordeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3, 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/280. Acesso em: 17 dez. 2021.
THE 26th ICMI STUDY: Advances in geometry education (no date) Sciences-conf.org. Available at: https://icmistudy26.sciencesconf.org/ (Accessed: 12 June 2023).
YOH, Myeung-Sook. The reality of virtual reality. In: Proceedings seventh international conference on virtual systems and multimedia. IEEE, 2001. p. 666-674.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.