CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA GUINÉ-BISSAU
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p142-175Mots-clés :
Desenvolvimento-cognitivo, Aprendizagem, Concepções epistemológicas de professoresRésumé
A presente investigação buscou compreender as concepções dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de quatro professores alfabetizadores da Guiné-Bissau. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão de professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, de acordo com o objetivo, abrangeu as etapas exploratória, descritiva e explicativa cujos dados, com base na pesquisa de campo, foram coletados através de observação de aulas e entrevistas semiestruturadas, inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores, participantes desta pesquisa, não apresentam compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, e da intrínseca relação e interdependência entre eles.
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© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2023
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