A evolução das estruturas cognitivas e o papel do senso comum

Autores/as

  • Júnior Saccon Frezza Mestrando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Tania Beatriz Iwaszko Marques Doutora em Educação e Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é integrante do NEEGE.

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.583

Palabras clave:

Construção de Conhecimento, Senso Comum, Estruturas Cognitivas, Epistemologia Genética, Jean Piaget

Resumen

Há muitas teorias que tentam explicar a possibilidade de conhecer. Se há muitas teorias é porque esse é um tema desafiador que merece grande atenção. O Empirismo, que entende a mente como uma máquina fotográfica registrando o real tal e qual, sem nada a acrescentar a ele, vê o sujeito como tábula-rasa. O Apriorismo, por sua vez, tem a noção de que a mente humana já é algo pronto, acreditando que a criança nasce com todas as estruturas perceptivas, sendo papel da maturação desperta-las. No entanto, acreditamos ser o conhecimento construído pelo sujeito, sendo este agente de sua aprendizagem, e não um ser passivo, como julgam o Empirismo e o Apriorismo. Com isso, tem-se o Construtivismo, cuja base teórica é a Psicologia Genética, fundamentada em uma epistemologia interacionista. Se o conhecimento é construído, então as estruturas também são e se desenvolvem tanto em aspectos biológicos quanto cognitivos. As estruturas evoluem, isso quer dizer que os conhecimentos por ela assimilados também podem evoluir. É o que afirma Piaget quando menciona os estádios do desenvolvimento intelectual do sujeito. Além disso, contrário a que muitos acreditam, Piaget considera a influência da sociedade como um dos fatores do desenvolvimento intelectual do sujeito. E é justamente nessa interação com a sociedade que o sujeito constrói conhecimentos fundamentados, muitas vezes, no senso comum. De acordo com o Construtivismo, as estruturas evoluem, passando de um patamar para outro. Então seriam os conhecimentos do senso comum base para a evolução de conhecimentos formais?

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Publicado

2022-02-02

Número

Sección

Artigo