Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31Palabras clave:
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridadeResumen
A Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra.
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Referencias
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