Trocas sociais de meninas com indícios de déficit de atenção e hiperatividade

Autores/as

  • Caroline Benezath Rodrigues BASTOS Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória-ES
  • Cláudia Patrocinio Pedroza CANAL Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória-ES
  • Sávio Silveira QUEIROZ Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória-ES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p114-132

Palabras clave:

Trocas sociais. Crianças escolares. Déficit de atenção / hiperatividade. Desenvolvimento infantil.

Resumen

Atualmente as escolas têm identificado muitas crianças que apresentam indícios de déficit de atenção e hiperatividade. Sabe-se que este comprometimento pode interferir na forma como estas crianças estabelecem suas trocas sociais. Esta pesquisa investigou os tipos de trocas soci-ais, de acordo com a teoria de Jean Piaget, de quatro crianças escolares, do sexo feminino, sendo duas com 7 anos de idade e duas com 10 anos de idade, indicadas por professores por apresen-tarem indícios de déficit de atenção e hiperatividade. O instrumento utilizado consistiu em seis pranchas, contendo, em cada uma, um recorte de uma história em quadrinhos infantil que apre-senta situações de trocas sociais entre os personagens. Após a leitura de cada história foi reali-zada uma entrevista com base no Método Clínico Piagetiano e os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados revelaram que, independentemente da idade, predominaram as trocas sociais equilibradas, possibilitando hipotetizar que, segundo a teoria de Piaget, as cri-anças com indícios de déficit de atenção e hiperatividade não possuem aquisição tardia de re-versibilidade. Além disso, as características do desenvolvimento infantil: centração, fabulação e contradição só apareceram nas respostas das crianças de 7 anos de idade, apontando que o ins-trumento utilizado é sensível para identificar diferenças entre as etapas do desenvolvimento da criança.

Referencias

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014.
BATTRO, A. M. Dicionário terminológico de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1978.
BELLI, A. A. TDAH! E agora? A dificuldade da escola e da família no cuidado e no relacionamento com crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. São Paulo: Editora STS, 2008.
CAMARGO, L. S.; BECKER, M. L. R. O percurso do conceito de cooperação na epistemologia
genética. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 527-549, mai./ago. 2012. doi:
10.1590/S2175-6236201 2000200011
CAMPOS, L. G. do A. et al. Caracterização do desempenho de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em provas operatórias: estudos de casos. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 24, n. 75, p. 218-228, 2007. Retrieved from:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v24n75/v24n7
5a02.pdf
Volume 7 Número 1 – Jan-Jul/2015 130
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
CASTORINA, J. A.; LENZI, A.; FERNÁNDEZ, S. Alcances del método de exploración crítica en
psicología genética. In: J. A Castorina, A. Lenzi, S. Fernández Y otros. Psicología genética, aspectos metodológicos e implicancias pedagógicas. Buenos Aires: Miño e Dávila, 1984, p.83-118.
CLASSIC MEDIA, LLC. Luluzinha (nº 10). Rio de Janeiro: Empresas Ediouro Publicações de
Passatempos e Multimídia Ltda, 2011, p. 9, 12, 14 e 36. ISSN: 2179-8672
CLASSIC MEDIA, LLC. Luluzinha (nº 20). Rio de Janeiro: Empresas Ediouro Publicações de
Passatempos e Multimídia Ltda, 2012, p. 25-26. ISSN: 2179-8672
CONDEMARÍN, M.; GOROSTEGUI, M. E.; MILICIC, N. Transtorno do Déficit de Atenção:
estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. São Paulo: Editora Planeta do
Brasil, 2006.
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
DIMURO, G. P.; COSTA, A. C. R.; PALAZZO, L. A. M. (2005). Systems of exchanges values as
tools for multi-agent organizations. Jornal da Sociedade Brasileira de Computação, Campinas,
v. 11, n. 1, p. 31-50, jul. 2005. doi: 10.1007/BF03192369
DISNEY ENTERPRISES, Inc. Almanaque da Margarida (nº 2). São Paulo: Editora Abril S. A,
2011a, p.38-39. EAN: 789-3614-08206-6
DISNEY ENTERPRISES, Inc. Minnie (nº 7). São Paulo: Editora Abril S. A, 2011b, p.39-40. EAN:
789-3614-08269-1
DOLLE, J. M. Para compreender Jean Piaget: uma introdução à psicologia genética piagetiana.
Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
DOLLE, J. M. De Freud a Piaget. Lisboa: Moraes Editores, 1979.
FOLQUITTO, C. T. F. Desenvolvimento psicológico e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009, 138p.
FONTANA, R. S. et al. Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras. Arquivos
de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 65, n. 1, p. 134-137, mar. 2007. doi: 10.1590/S0004-
282X2007000100027
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.
GONSALVES, E. P. Iniciação à Pesquisa Científica (3a ed.). Campinas: Alínea, 2003.
LA TAILLE, Y. Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget. In: Y. La
Taille; M. K. Oliveira; H. Dantas. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão
(vol. 8). São Paulo: Summus, 1992a, p. 47-73
LA TAILLE, Y. O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget. In: Y. La Taille; M. K.
Oliveira; H. Dantas. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (vol. 8). São
Paulo: Summus, 1992b, p. 11-21.
LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. São Paulo: Artmed Editora S. A,
2010.
LIMA, L. O. Piaget para principiantes. São Paulo: Summus, 1980.
MAURÍCIO DE SOUSA PRODUÇÕES LTDA. Almanaque da Mônica (nº 38). São Paulo: Panini
Brasil Ltda, 2013, p. 4-5. ISSN: 0104-2831
Volume 7 Número 1 – Jan-Jul/2015 131
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
MEERBEKE, A. V. van et al. Prevalencia de Transtorno por Déficit de Atención con Hiperactividad en Estudiantes de escuelas de Bogotá, Colombia. Acta Neurológica Colombiana, v. 24, n.
1, p. 6-12, mar. 2008. Retrieved from: http://www.acnweb.org/acta/2008_24_1_6.pdf
MOLINERO, L. R. et al. Estudio psicométrico-clínico de prevalencia y comorbilidad del transtorno por déficit de atención con hiperactividad en Castilla y León (España). Pediatría Atención
Primária, v. 11, n. 42, p. 251-270, 2009. doi: 10.4321/S1139-76322009000200006
OCHOA, W. C. et al. Desempeño diagnóstico del custionario lista de síntomas del DSM-IV para
el tamizaje del transtorno de hiperactividad con déficit de atención (TDAH) en niños y adolescentes escolares. Acta Neurológica Colombiana, Bogotá, v. 26, n. 3, p. 133-141, jul./set. 2010.
Retrieved from: http://www.acnweb.org/acta/acta_2010_26_3_133-141.pdf
OLIVEIRA, C. G.; ALBUQUERQUE, P. B. Diversidade de resultados no estudo do Transtorno
de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 1, p. 93-
102, jan./mar. 2009. doi: 10.1590/S0102-37722009000100011
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993.
PASTURA, G.; MATTOS, P.; ARAÚJO, A. P. Q. C. Prevalência do Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade e suas comorbidades em uma amostra de escolares. Arquivos de
Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 65, n. 4a, p. 1078-1083, dez. 2007. doi: 10.1590/S0004-
282X2007000600033
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1967.
PIAGET, J. Development and learning. In: C. S. Lavattelly; F. Stendler. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. O juízo moral na criança (4a ed.). São Paulo: Summus Editorial, 1994.
PIAGET, J. A representação do mundo na criança: com o concurso de onze colaboradores. Aparecida, S.P: Idéias e Letras, 2005.
PIAGET, J. La psicología de la inteligencia: lecciones en el collège de France. Buenos Aires: Siglo
Veintiuno, 2013.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da criança (13a ed.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
1994.
POSSA, M. A.; SPANEMBERG, L.; GUARDIOLA, A. Comorbidades do Transtorno de Déficit
de Atenção e Hiperatividade em crianças escolares. Arquivos de Neuropsiquiatria, São Paulo, v.
63, n. 2b, p. 479-483, jun. 2005. doi: 10.1590/S0004-282X2005000300021
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Revista Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 31, n. 3, p.
124-131, 2004. doi: 10.1590/S0101-60832004000300002
SENA, S. S.; SOUZA, L. K. Amizade, infância e TDAH. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 3,
n. 1, p. 18-28, jun. 2010. doi: 10.4013/ctc.2010.31.03
SILVA, A. B. B. Mentes inquietas – TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2009.
SOUZA, M. T. C. C. de. As relações entre afetividade e inteligência no desenvolvimento psicológico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n.2, p. 249-254, abr./jun. 2011. doi:
10.1590/S0102-37722011000200005
Volume 7 Número 1 – Jan-Jul/2015 132
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
SOUZA, M. T. C. C. de et al. Julgamentos sobre ações e sentimentos em interpretações de histórias. Boletim de Psicologia, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 265-276, jul./dez. 2008. doi: 10.1590/S1413-
82712008000200013
URZÚA M. A. et al. Transtorno por Déficit de Atención con Hiperactividad en niños escolarizados. Revista Chilena de Pediatría, Santiago, v. 80, n. 4, p. 332-338, ago. 2009. doi: 10.4067/S0370-
41062009000400004
VASCONCELOS, M. M. et al. Prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
numa escola pública primária. Arquivos de Neuro-psiquiatria, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 67-73,
mar. 2003. doi: 10.1590/S0004-282X2003000100012
WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

Publicado

2015-09-01

Número

Sección

Artigo