Representações de crianças do Ensino Fundamental acerca do conceito de céu a partir do Método Clínico-Crítico
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p4-23Palabras clave:
Conceito de céu; ideias dos alunos; Método Clínico-CríticoResumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de conhecer as representações das crianças acerca do conceito de céu. Utilizou-se o Método Clínico-Crítico na realização da coleta e análise das representações. A amostra constitui-se de crianças de sete a doze anos, estudantes do Ensino Fundamental em escolas públicas e particulares. A análise apontou para a existência de três grandes categorias de representações, são elas: Crença religiosa; Céu como abóbada e Céu diferente de espaço sideral. A partir dessa pesquisa é possível aprofundarmos as questões didáticas implicadas no trabalho com as ideias dos alunos no ensino de conteúdos de astronomia no Ensino Fundamental.
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