Jean Piaget e a Epistemologia Genética

Autores/as

  • Gilles G. Granger
  • Tristan Guillermo Torriani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n1.p236-251

Palabras clave:

Jean Piaget; epistemologia genética

Resumen

Nós propomos apresentar aqui quatro documentos de J. Piaget publicados em uma revista pedagógica. Trata-se de um veículo semanal do Sindicado Nacional de Professores e Professoras da França e das colônias: a Eco-le Libératrice. A revista se anuncia como sendo um programa de ação dos profes-sores para defender os interesses de sua profissão e da escola (Lapierre, 1929, p. 1). Assim, ela aparece como uma arma para a liberação da escola, do homem e da criança. Instrumento de cultura geral, a Ecole Libératrice aspira ao desenvolvi-mento dos valores, unindo o bonito ao útil, o conhecimento ao bem, a justiça à verdade. Contra toda ortodoxia, quer seja no plano sindical, político, científico ou pedagógico, esta revista se vê um veículo de ligação entre os professores e um meio de compreensão da alma dos outros povos. Nenhum domínio lhe seria estranho: literatura, ciência, sociologia e pedagogia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2022-02-03

Número

Sección

Tradução