Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade

Autores/as

  • Simone Bicca Charczuk Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Tania Beatriz Iwaszko Marques Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986

Palabras clave:

Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância.

Resumen

Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitative em
educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior a distância.
Brasília, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso
em: março 2008.
CHARCZUK, S. B; NEVADO, R. A. O conceito de interdisciplinaridade em Jean
Piaget: questões teóricas e contribuições para o âmbito educativo. Anais do I
Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade
da obra de Jean Piaget. Marília: UNESP/FFC, 2009, p.42-52.
GARCIA, R. Sistemas Complejos: conceptos, método y fundamentación
epistemológica de la investigación interdisciplinaria. Barcelona: Gedisa
Editorial, 2007.
MACHADO, L. D; MACHADO, E. C. O papel da tutoria em ambientes de
EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-
TC-A2.htm. Acesso em: agosto 2009.
NEPOMUCENO, K. S. M; SALLES, M. F. R.; PAN, M. C. O. As concepções
sobre a função do tutor influenciam o processo ensino-aprendizagem em
EAD? Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/004-
TC-A2.htm. Acesso em: agosto 2009.
NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. S.; BORDAS, M. C. Licenciatura em
Pedagogia a Distância: anos iniciais do ensino fundamental. Guia do tutor.
PEAD/UFRGS: Gráfica da UFRGS, 2006.
PIAGET, J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: PARRAT,
S.; TRYPHON, A. Sobre a pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do
Psicólogo, 1998.
PIAGET, J. Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos
comuns. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973a.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1973b.
PIAGET, J. L?epistemologie des relations interdisciplinaires. In: APOSTEL, L.;
BERGER, G.; BRIGGS, A.; MICHAUD, G. (org.). L'interdisciplinarité:
Volume 2 Número 4 – Ago-Dez/2009 180
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
problemes d'enseignement et de recherche dans les universites. Paris - France,
Organization de Coperation et developpement Économiques, 1972.
PIAGET, J. Où va l’éducation? Folio Essais, 1971a.
PIAGET, J. Méthodologie des relations interdisciplinaires. Archives de
Philosophie, 34, 1971b, p. 539-549.
PIAGET, J. La psychologie, les relations interdisciplinaires et le systeme des
sciences. Bulletin de psychologie, 20, no. 254, 1966, p. 242-254.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no
processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 39,
set./dez. 2008, p. 545-554.
YIN, R. K. Estudo de Caso. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZIEDE, M. K. L. A construção da função dos tutores no âmbito do curso de
graduação em pedagogia: licenciatura na modalidade a distância da Faculdade
de Educação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, 2008.

Publicado

2022-02-02

Número

Sección

Artigo