INTERVENÇÕES COM JOGOS EM CONTEXTO REMOTO: INFLUÊNCIAS EM FUNÇÕES EXECUTIVAS E SATISFAÇÃO DE VIDA

Autores/as

  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Professora Titular do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-9802-0864
  • Ana Lucia Pétty Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-1037-6728
  • Camila Tarif Ferreira Folquitto Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0003-0726-4247
  • Mariana Inés Garbarino Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Professora da Faculdade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0003-3013-909X
  • Samara Oliveira Rocha Doutoranda no Programa e Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-3036-5508
  • Sheila de Cassia Ferreira Torres Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-8448-0464
  • Sofia Zdonek Mongeló Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-5145-610X
  • Tamires Monteiro Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e professora da Faculdade Sesi de Educação https://orcid.org/0000-0003-2462-1541

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p70-108

Palabras clave:

Intervenções, Contexto remoto, Jogos, Funções executivas, Satisfação de vida.

Resumen

Esta pesquisa pretendeu observar possíveis influências de intervenções por meio de oficinas de jogos, realizadas à distância, sobre funções executivas e sentimentos de satisfação de vida de crianças com dificuldades escolares. O estudo teve como bases teóricas a epistemologia genética piagetiana e os conceitos de funções executivas e satisfação de vida na infância. Quanto às intervenções lúdicas, a investigação se fundamentou no programa de intervenção com jogos realizado há mais de três décadas no laboratório de uma universidade pública, o qual ofereceu subsídios metodológicos para a execução da pesquisa à distância. O método foi composto de instrumentos já validados na literatura (WISC e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças), bem como de protocolos de registro utilizados regularmente para análise dos procedimentos para jogar e dos aspectos atitudinais no âmbito do programa de intervenção com oficinas de jogos. Além disso, os procedimentos para coleta e análise de dados seguiram os elementos principais de um estudo empírico, com dois grupos de participantes (Controle e Experimental); pré-teste; intervenção e pós-teste. Os principais resultados indicaram que os grupos Controle e Experimental foram equivalentes do ponto de vista estatístico; que correlações significativas foram observadas entre o índice de memória operacional, a compreensão e o sequenciamento de números e letras avaliados pelo WISC e aspectos ligados às funções executivas avaliados nos protocolos de registro do jogar; que o grupo Experimental demonstrou avanços em seus resultados relacionados às funções executivas, já após o primeiro semestre de intervenções; e que os sentimentos de satisfação de vida após um semestre de intervenções estiveram ligados mais ao domínio da família do que aos domínios do self e self comparado. Dentre as conclusões do estudo, merecem destaque: o protocolo de registro do jogar aparentemente avalia as mesmas funções ou habilidades executivas que os subtestes do WISC, revelando seu potencial metodológico; mudanças nos sentimentos de satisfação de vida nos domínios do self e self comparado demandam mais tempo de intervenções; e oficinas de jogos, realizadas à distância, com jogos concretos e acompanhamento de adultos, são possíveis, sendo uma ferramenta nova tanto para pesquisa como para atividades de extensão, ampliando o alcance dos benefícios para crianças e suas famílias.

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Publicado

2024-07-12

Número

Sección

Artigo