MÍDIA E DESCENTRAÇÃO SOCIAL: A INFLUÊNCIA NO JULGAMENTO SOBRE ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM ATOS INFRACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p5-27Keywords:
Mídia, Descentração, Tomada de perspectiva social, EmpatiaAbstract
Este estudo teve como objetivo verificar se a quantidade e a qualidade de informações oferecidas pela mídia podem influenciar o julgamento sobre adolescentes envolvidos em atos infracionais. A base teórica utilizada foi a perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento da descentração social, operacionalizada neste estudo através de manifestações de tomada de perspectiva social e empatia. Foi realizada uma pesquisa quase-experimental, com quatro grupos focais, diferenciados a partir da quantidade e do tipo de informação oferecida ao grupo sobre o tema. Após assistirem aos vídeos da condição experimental, cada participante respondeu questões sobre o tema e cada grupo realizou uma discussão coletiva sobre as respostas a essas perguntas. A análise das transcrições das discussões em grupo foi realizada pelo software Alceste, através do procedimento de Análise Cruzada. Os resultados mostraram que cada grupo enfatizou argumentos presentes nas informações contidas na sua condição experimental, de modo que essas informações parecem influenciar seu julgamento sobre a temática. O grupo que recebeu mais informações e sobre aspectos diferenciados do tema apresentou argumentos mais abrangentes que os demais grupos, com demonstrações de tomada de perspectiva social e empatia. Concluiu-se que o acesso a informações variadas favorece a descentração social e permite julgamentos mais complexos.
Downloads
References
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Diário Oficial da União 2012.
GIBBS, J. C. Moral development and reality: Beyond the theories of Kohlberg, Hoffman, and Haidt. Oxford University Press, 2019.
HOFFMAN, M. Moral Development in Adolescence. In. ADELSON, J. (Ed.). Handbook of Adolescent Psychology. NY: John Wiley, 1980.
HOFFMAN, M. Empathy and Moral Development. Implications for caring and justice. NY: Cambridge University Press, 2007 (Trabalho original publicado em 2000).
KWAŚNIEWSKA-PASZTA, S. Developing empathic sensitivity in younger children. Society Register, v. 5, n. 2, p. 135-154, 2021.
LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Artmed Editora, 2009.
LOVE, T. P.; DAVIS, J. L. Racial differences in women’s role-taking accuracy: How status matters. Sociological Science, v. 8, p. 150-169, 2021.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim & Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Editora Universitária, 2010 (Trabalho original publicado em 1964).
PIAGET, J. Epistemologia genética. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2012. (Trabalho originalmente publicado em 1990).
PIAGET, J. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Trad. Cláudio J.P. Saltini & Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014 (Trabalho original publicado em 1953).
PINHEIROS, S.; CARDOSO, F.; RIBEIRO, P. Violência, erótica e julgamentos de generosidade: Um estudo piloto. Revista E-Psi, v. 8, n. 1, p. 35-49, 2019.
REINERT, M. Alceste. Version 4.0 – Windows (Manual). Toulouse: Societé IMAGE, 1998.
SARAIVA, E. R. A. Violência contra idosos: Aproximações e distanciamentos entre a fala do idoso e o discurso da mídia impressa. 2010. Tese de Doutorado não publicada, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
SCHARRER, E. Devemos nos preocupar com a violência na mídia? In. MAZZARELLA, S.R. e cols. Os jovens e a mídia: 20 questões. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SELMAN, R. L. The role-taking to the development of moral judgment in the children. Child Development, 42, 79-91, 1971.
SELMAN, R.L. Social-Cognitive Understanding: A guide to educational and clinical practice. In LICKONA, T. (ed.). Moral Development and Behavior. Theory, Research and Social Issues. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1976. p. 299-316.
SELMAN, R. L.; BYRNE, D. F. A structural developmental analysis of levels of role-taking in middle childhood. Child Development, 45, 803-806, 1974.
DA SILVA, V. L. D. S. A influência da mídia no Tribunal do Júri: análise dos desafios da defesa do acusado no julgamento (im) parcial. Direito & Consciência, v. 1, n. 2, 2022.
TERRIBELE, F. B. P.; MUNHOZ, T. N. Violência contra escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2015). Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 241-254, 2021.
VAN LIESHOUT, C. F.M. et al. A. Social perspective-taking training: empathy and role-taking ability of preschool children. In: The Developing Individual in a Changing World, Vol. 2: Social and environmental issues. De Gruyter Mouton, 2019. p. 591-600.
ZHURAVLOVA, L.; CHEBYKIN, O. The Development of Empathy: Phenomenology, Structure and Human Nature. Routledge, 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.