A TOLERÂNCIA NO CONTEXTO EDUCATIVO DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO DE ARTIGOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15n1.p143-166Keywords:
virtues; tolerance; children; childhood.Abstract
Tolerância consiste em aceitar o que poderia ser condenado, renunciando à cólera. Entretanto, esse conceito costuma apresentar-se de modo ambivalente, pois essa virtude, quando considerada ilimitada, contraria sua própria gênese. De todo modo, a educação em valores se mostra como um meio de cultivar a tolerância, incentivando a valorização da diversidade. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de escopo da literatura nacional sobre a tolerância no contexto educativo de crianças. A busca resultou em um banco de dados final de dois artigos, os quais foram publicados nos anos de 2012 e 2020. Apresentaram-se os objetivos dos estudos, a definição de tolerância, assim como os principais resultados e conclusões de cada pesquisa. Discutiram-se os achados, considerando-se a perspectiva construtivista. Ambos os estudos enfatizaram os aspectos educativos para a formação da tolerância no contexto escolar e a avaliação das crianças ao serem submetidas às experiências propostas. Estudar a associação entre tolerância e educação em valores permite refletir sobre futuras intervenções e estratégias educativas.
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