BULLYING E CYBERBULLYING ENTRE ESTUDANTES ADOLESCENTES: UM PANORAMA DAS PESQUISAS PUBLICADAS NAS BASES DE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍ SICA, PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA ENTRE 2017 E 2021
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p64-101Keywords:
Estudante adolescente, Bullying/cyberbullying, Corporeidade, Respeito, Jean PiagetAbstract
A corporeidade e as representações de si compõem o debate acadêmico na Educação, na Educação Física e demais áreas de estudos do desenvolvimento humano. Na adolescência, momento em que se acentua a construção da identidade, as práticas pedagógicas que valorizam a construção de valores sociomorais e o desenvolvimento da autonomia, tornam-se fundamentais. Neste artigo, realizamos uma pesquisa exploratória de revisão sistemática de literatura, com objetivo de analisar produções acadêmico-científicas publicadas em bases das áreas de educação, Educação Física, psicologia e saúde coletiva, nos últimos cinco anos (2017 a 2021), relacionadas ao bullying/cyberbullying em estudantes adolescentes, identificando em especial as pesquisas que se apoiaram nos conceitos da teoria piagetiana sobre o desenvolvimento sociomoral. A busca resultou em 67 produções científicas, sendo que 33 dessas tem enfoque no estudante adolescente. As pesquisas encontradas, mesmo embasadas em referenciais teóricos diferentes, convergiram na indicação de que espaços escolares que contribuem para tomada de consciência das ações, para as soluções de conflitos e que se afastam de ações coercitivas, violentas, arbitrárias e heterônomas, contribuem a médio e longo prazo para o desenvolvimento moral dos estudantes adolescentes. Os estudos enfatizaram o trabalho dos professores como possibilidades de intervenção pedagógica, por meio de uma educação democrática, empática e solidária que contribua com a civilidade, minimizando a indisciplina e o bullying/cyberbullying. Quanto à relação direta entre bullying e cyberbullying com a compreensão do valor das regras e das normas que regulam a convivência social cooperativa, pautada no valor sociomoral do respeito mútuo, amplamente defendida na perspectiva piagetiana, não foi localizada nas produções, na temporalidade investigada.
Downloads
References
LEXIUS, Sílvia Letícia et al. Evidences of the association between individual attributes and bullying: a cross-sectional study with adolescents from Florianópolis, Santa Catarina State, Brazil. Cadernos de Saúde Pública [online], v. 34, n. 12, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00118617. Acesso em: 7 dez. 2021.
ALVILÉS MARTINEZ, José Maria. Bullying: guia para educadores. Tradução J. Guilherme Milan-Ramos, revisão técnica Luciane Regina P. Tonegtta. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
ANDRADE, Maria Helena Barbosa de et al. Bullying among adolescents and school measures to tackle it. Cadernos Saúde Coletiva [online], v. 27, n. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1414-462X201900030147. Acesso em: 7 dez. 2021.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília: Presidência da República, 2015.
BRASIL. Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2015/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 132 p.
BUBER, Martin. Eu e tu. 8. Ed. São Paulo: Centauro, 2001.
CAETANO, L. M; SOUZA, J. M; YOO, C. C. P; DELL’AGLI, B. A. V. Concepções educativas morais de pais e adolescentes: cooperação versus obediência. Revista Schème, v. 13, n. 2, ago-dez, 2021.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 2000.
DAOLIO, Jocimar; RIGONI, Ana Carolina Capellini; ROBLE, Odilon José. Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty. Pro-Posições [online], v. 23, n. 3, p. 179-193. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300011. Acesso em: 19 ago. 2.
DENYER, David; TRANFIELD, David. Produzindo uma revisão sistemática. 2009
ESTEBAN, Astrid Nathalia Páez et al. Acoso escolar en adolescentes: rol, tipo de violencia y determinantes. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], v. 54, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019026003625. Acesso em: 19 ago. 2021.
FREIRE, João Batista. De corpo e alma: o discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991.
GARBARINO, Mariana Inés; SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Do caos ao cosmos: as origens da tomada de consciência do si mesmo. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília-SP, v. 11, n. 2, p. 5-33, 2019, Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9735. Acesso em: 26 ago. 2020.
GRIZOTES B. de M. C; FRICK. L. T. Escolas cívico-militares e o desenvolvimento da moralidade. Revista Schème, v. 13, n. 2, ago-dez, 2021.
HEGEL. G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Heinz Efken. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1992.
HIDALGO-RASMUSSEN, Carlos Alejandro et al. Bullying and health-related quality of life in children and adolescent Mexican students. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 23, n. 7, p. 2433-2441, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018237.16392016. Acesso em: 26 ago. 2021.
INHELDER, Bärbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança à lógica do adolescente. Tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira Editora, 1976.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução de Regina A. de Assis. Campinas: Papirus, 1984.
LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LA TAILLE, Yves de. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MAGALHÃES, Mariana et al. Cyberbullying e comunicação de teor homofóbico na adolescência: estudo exploratório das suas relações. Psicologia Escolar e Educacional [online], v. 23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392019015825. Acesso em: 25 ago. 2021.
MAIA, F. N. de O.; MARQUES, L. B.; BRUNATTI, C. C. R. M.; MORAIS, A. A aprendizagem cooperativa como um recurso para a educação em valores sociomorais na escola. Revista Schème, v. 12, n. 2, ago-dez, 2020.
MARCOLINO, Emanuella de Castro et al. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. v. 27, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072018005500016. Acesso em: 7 dez. 2021.
MARQUES, Carolina de Aragão Escher; TAVARES, Marialva Rossi; MENIN, Maria Suzana de Stéfano. Valores Sociomorais.
TOGNETTA, Luciane Regina Paulino; MENIN, Maria Suzana de Stéfano (orgs.). Americana: Editora Adonis,
MENIN, Maria Suzana de Stefano. Desenvolvimento moral. In: MACEDO, L. (org.) Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 37-104.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Siqueira de Moura. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOREIRA, Wagner Wey. Por uma concepção sistêmica na pedagogia do movimento. In: GEBARA, Ademir et al. (org.) Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1999. p. 199-210.
MOREIRA, Wagner Wey; CHAVES, Aline Dessupoio; SIMÕES, Regina Maria Rovigati. CORPOREIDADE: uma base epistemológica para a ação da Educação Física. Motrivivência. v. 29, n. 50, p. 202-212, maio/2017. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p202/34007. Acesso em 16 nov. 2021.
OLWEUS, Dan. School Bullying: Development and Some Important Challenges. Annual Review of Clinical Psychology. v. 9, p. 751-780, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516. Acesso em: 09 jul.
ORO, Ubirajara. Ciência da Motricidade Humana: perspectiva epistemológica em Piaget. Lisboa. Instituto Piaget, 1999.
PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos Edusp, 1977.
PIAGET, Jean. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos Edusp, 1978.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. 4. ed. Tradução E. Leonardon. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, Jean. Os procedimentos da educação moral. In: MACEDO, L (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 1-36.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de: Maria Alce Magalhães e Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1975.
PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1973.
SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. O corpo próprio como princípio educativo: a perspectiva de Merleau-Ponty. Curitiba; Appris, 2016.
SÉRGIO, Manuel. Um Corte Epistemológico: da educação física à motricidade humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
TAVARES, Marialva Rossi et al. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 186-210, mar. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143460. acesso em: 14 jul. 2021.
TOGNETTA, Luciane Regina Paulino; MARTINEZ, José Maria Avilés; DAUD, Rafael Petta. Respeito é bom e eu gosto: o valor do respeito. In: TOGNETTA, Luciane Regina Paulino; MENIN, Maria Suzana de Stéfano. (orgs.). Americana: Editora Adonis, 2019.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino et al. Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1880-1900, 2017.
VINHA, Telma et. al. Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática. In: TOGNETTA, Luciane Regina Paulino; MENIN, Maria Suzana de Stéfano. (orgs.) Americana: Editora Adonis, 2019.
WEIMER, Weyboll Rocha; MOREIRA, Evando Carlos. Violência e bullying: manifestações e consequências nas aulas de Educação Física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 257-274, mar. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000100017. Acesso em: 13 jul. 2021.
ZOTTIS, Graziela A.H. et al. Associations between child disciplinary practices and bullying behavior in adolescents. Jornal de Pediatria [online]. 2014, v. 90, n. 4 [Accessed 5 dezember 2021], pp. 408-414. Available from: https://doi.org/10.1016/j.jped.2013.12.009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.