REPRESENTAÇÕES DE SI DOS PROFISSIONAIS DA SOCIOEDUCAÇÃO SOB OLHAR DA PSICOLOGIA MORAL INTERACIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p42-63Keywords:
Psicologia Moral, Socioeducação, Representações de SiAbstract
O objetivo central do presente artigo foi identificar os atributos destacados pelos profissionais da socioeducação em suas representações de si, bem como verificar as motivações que eles elegiam para atuarem nessa área. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, esta última utilizando dois instrumentos metodológicos: entrevista clínica e memorial. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Para o presente artigo, foi apresentado apenas os resultados do primeiro eixo temático da entrevista clínica e do memorial. Os dados encontrados evidenciam que tanto as representações de si, como as motivações para atuarem na socioeducação, são decorrentes de fatores de ordem convencional e/ou pessoal, isto é, se veem como profissionais esforçados por buscarem maiores conhecimentos dentro da sua área de atuação e elegem o interesse na carreira no setor público como um dos principais motivos para atuarem com as medidas socioeducativas. A partir desse estudo, espera-se que ele possa contribuir para a formação continuada desses profissionais, principalmente no que diz respeito ao processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa, os auxiliando a olharem e refletirem sobre seus valores morais, representações e práticas pedagógicas.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2004.
BERNARDO, J. F. Competência moral e perfil de profissionais que atendem adolescentes em conflito com a lei. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em educação), UNESP, Marília, 2011.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Levantamento Anual SINASE 2016. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018. Disponível em:
https://prioridadeabsoluta.org.br/wpcontent/uploads/2019/05/levantamento_2016final_sinase.pdf Acesso em 14 Out. 2019.
COSTA, R. P. da. Estudo sobre as funções do educador social na política de socioeducação do Paraná. 168f. Dissertação (mestrado em serviço social), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002
ESPINDULA, D. H. P.; SANTOS, M. F. S. Representações sobre a adolescência a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a lei. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3, p. 357-367, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300004 Acesso em 13 de Out. 2016
LA TAILLE, Y. O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget. In. LA
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LA TAILLE, Y. O sentimento de vergonha e suas relações com a moralidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n.1, p. 13 – 25, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n1/a03v15n1.pdf Acesso em 18 Jul. 2019.
LA TAILLE, V. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LA TAILLE, Y. Moral e Ética: uma leitura psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. spe, p. 105-114, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722010000500009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 11 Out. 2019.
MATTOS, D. A. S. Confiabilidade e concordância entre juízes: aplicações na área educacional. Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, v. 25, n.59, p. 1 – 27, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2750 Acesso em 07 Out. 2019.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. Tradução E. Lenardon. São Paulo: Summus, [1932], 1994.
PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Tradução R. Fiúza. Rio de Janeiro: Record, [1926], 1979.
SARTÓRIO, A. T. Adolescentes em conflito com a lei: uma análise dos discursos jurídicos-sociais em processos judiciais. 2007. 304 f. Dissertação (mestrado em política social). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007. Disponível em: http://web3.ufes.br/ppgps/sites/web3.ufes.br.ppgps/files/Adolescente%20em%20conflito%20com%20a%20lei_0.pdf Acesso em 02 Nov. 2017.
SILVA, A. S. De menor infrator ao adolescente em conflito com a lei: um estudo sobre o sistema socioeducativo. 120 f. Dissertação (mestrado em ciências sociais). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/17732/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Amanda%20Santos%20Silva.pdf Acesso em 02 Nov. 2017. SILVA, E. R.; GUERESI, S. Adolescentes em conflito com a lei: situação do atendimento institucional no Brasil. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.