A RELEVÂNCIA DE JEAN PIAGET PARA O YOUTUBE: UMA ANÁLISE DAS DIFERENTES FIGURAS ATRIBUÍDAS AO AUTOR E À SUA OBRA

Authors

  • Taís Oliveira Martins Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcelo Leandro Eichler Professor do Instituto de Química e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p5-41

Keywords:

Figura, Piaget, Vídeos, YouTube

Abstract

Este artigo apresenta uma investigação sobre as figuras atribuídas a Jean Piaget em vídeos do YouTube. Por meio de revisões teóricas, primeiramente se discute o sistema de recomendação do YouTube e sua influência na tomada de decisão dos usuários, seguida de análise de figuras ou imagens atribuídas a Piaget em textos de história da psicologia. Nesse sentido, visando a identificar as figuras atribuídas a Piaget e a abordagem dos principais conceitos da epistemologia genética difundidos nos vídeos do YouTube, uma matriz de análise - construída juntamente com nossos pares - é apresentada. Para alcançar o objetivo proposto, mediante uma lista inicial de 50 vídeos recomendados pela plataforma após a busca pelo termo ‘Jean Piaget’, foram selecionados os 20 com maior número de visualizações. Depois de assistir e transcrever os vídeos selecionados, a matriz de análise foi preenchida. Os resultados obtidos indicam que o estudo da obra de Piaget a partir de seus próprios escritos é o único meio para identificar erros conceituais, material de qualidade ruim, produtores de conteúdo não confiáveis e refutar críticas infundadas. Por fim, foi possível reconhecer Piaget como um polímata do Século XX.

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Published

2022-10-10

Issue

Section

Artigo