CAROL GILLIGAN E A ÉTICA DO CUIDADO NA PRODUÇÃO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (2008-2019)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p167-205Keywords:
Psicologia do Desenvolvimento Moral, Desenvolvimento Moral, Carol Gilligan, Ética do CuidadoAbstract
Trata-se da apresentação de resultados parciais de uma pesquisa concluída financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e dos primeiros resultados de um Programa de Pesquisa, em andamento, culminado a partir dela. Objetiva-se conhecer o estado atual das ideias de Carol Gilligan sobre o desenvolvimento moral das mulheres e de sua proposta de Ética do Cuidado na produção de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral no Brasil, com recorte ao contexto paulista da produção. Analisou-se a produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado provenientes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Por meio de buscas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) a partir dos descritores “Carol Gilligan” e “Ética do cuidado”, sem delimitação temporal, foram encontrados 45 trabalhos, 38 dissertações e 07 teses, mas, considerando-se apenas pesquisas que tinham o desenvolvimento moral como tema de pesquisa, restaram apenas cinco, 03 dissertações e 02 teses. Devido a essa escassez, buscou-se mapear e analisar as produções de três Programas de Pós-Graduação em Educação vinculados a três diferentes Universidades públicas paulistas, em que parte de suas produções volta-se para o campo da Psicologia do Desenvolvimento Moral em intersecção com a Educação. No período delimitado de 2008-2019, foram encontrados 70 trabalhos, 41 dissertações e 29 teses, sendo 18 dissertações e 07 teses do apenas 06 dissertações e 09 teses citam Gilligan, limitando-se, quase em sua totalidade, a referi-la como uma crítica à teoria de Lawrence Kohlberg e sem maiores aprofundamentos em seu trabalho. Programa A, 10 dissertações e 10 teses do Programa B e 13 dissertações e 12 teses do Programa C, todas com o desenvolvimento moral como tema de pesquisa. Após a leitura de seu conteúdo, observou-se que são predominantemente fundamentados pelas teorias piagetiana e kohlberguiana. Dessas pesquisas,
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