ESPAÇOS ESTIMULADORES PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p105-141Keywords:
Ambiente, Creche, Epistemologia Genética, EspaçoAbstract
Neste artigo, pretendemos focar os espaços da creche, enquanto estimuladores do desenvolvimento e da aprendizagem dos bebês e de crianças bem pequenas, refletindo sobre as contribuições da Epistemologia Genética. Ainda que Piaget não tenha escrito, de forma direta, sobre questões pedagógicas relacionadas ao atendimento de crianças pequenas, suas pesquisas trazem valiosas contribuições ao entendimento da concepção de criança ativa e ao planejamento de uma práxis pedagógica estimuladora na creche. Para tanto, elegemos o espaço como eixo de reflexão e análise, apresentando o relato de uma experiência de reorganização de uma creche municipal de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Os resultados da reorganização dos espaços demonstram que a alteração intencional e planejada dos ambientes proporciona novas formas de interações físicas e sociais e ratifica as possíveis contribuições da Epistemologia Genética para o tema
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