OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p73-104Keywords:
Educação, Idoso, Intergeracional, Possível e necessário, Jogos de regrasAbstract
O objetivo de nossa pesquisa foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional sobre o desenvolvimento da formação de possíveis e do necessário entre idosos. Participaram da pesquisa sete alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante e com base no método clínico. Realizamos o processo de intervenção construtivista com os jogos Cara a Cara, Katamino e Eu sou...? e três atividades em grupo, denominadas atividades-desafio também envolvendo a formação de possíveis e de necessários. As sessões de intervenção pedagógica foram realizadas em duplas e grupos intergeracionais em um total de quatorze sessões em grupos nas dependências da UNATI/UEM. Para a análise dos dados produzidos pelos participantes da pesquisa quanto ao desenvolvimento do processo de formação de possíveis e do necessário, valemo-nos da Epistemologia Genética de Jean Piaget e seus colaboradores. A partir desses dados, constamos que os idosos-participantes se movimentaram em direção a níveis mais complexos de construção de possíveis e do necessário, manifestando atualização desses esquemas procedimentais. Concluímos, também, que os resultados obtidos nessa pesquisa podem ser creditados às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os participantes.
Downloads
References
LUÍS, José; LUZ, Brandão da. Jean Piaget e o sujeito do conhecimento. São Paulo: Epistemologia e Sociedade, 1990.
NASCIMENTO, Mariana Costa do. A tomada de consciência como possibilidade de proteção dos idosos: uma experiência pedagógica com o jogo Quarto na UNATI/UEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
NASCIMENTO, Mariana Costa do. Construção de possíveis e do necessário por meio dos jogos de regras: uma intervenção intergeracional com idosos. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
NERI, Anita Liberalesso; NERI, Marina Liberalesso. In: FREITAS, E. V.; PY, L. (org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Travessa, 2002. p.2025-2045.
PEREIRA-PERES, Lilian Alves. “Eu jogo fazendo todas as maneiras que eu consigo”: como criar possibilidades de novas relações espaciais por meio do jogo Katamino. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
PIAGET, Jean. O possível e o necessário: evolução dos possíveis na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. v. 1.
PIAGET, Jean. O possível e o necessário: evolução dos necessários na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. v. 2.
PIAGET, Jean. O possível, o impossível e o necessário (as pesquisas em andamento ou projetadas no Centro Internacional de Epistemologia Genética). In: LEITE, L. B.; MEDEIROS, A. A. (org.) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1987. P. 51-71.
PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artmed, 1995.
PIAGET, Jean. Os Procedimentos da Educação Moral. In: MACEDO, L. (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 1-36.
PIANTAVINI, Francismara Neves Oliveira. Jogo de regras e construção de possíveis: análise de duas situações de intervenção psicopedagógica. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade da Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
SANTOS, Claudimara Chisté. Análise microgenética de aspecto do funcionamento cognitivo de adolescentes e de idosos por meio do jogo Quoridor. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2007.
SANTOS, Claudimara Chisté. Análise microgenética de aspectos cognitivos e afetivos em idosas: uma proposta teórica e metodológica. 2011.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2011.
SANTOS, Claudimara Chisté; ORTEGA, Antonio Carlos; QUEIROZ, Sávio Silveira. Equilibração e tomada de consciência: análise do jogo Cara a Cara. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 62, n. 3, p. 1-14, 2010.
SILVA, Sandreline Cano da. O jogo Set em adolescentes, adultos e idosos: aspectos cognitivos. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possíveis e inclusão de classes. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
YASSUDA, Mônica Sanches et al. Memória e envelhecimento: aspectos cognitivos e biológicos. In: FREITAS, E. V.; PY, L. (org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Travessa, 2002. p.2046-2056.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.