COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?

Autores

  • Vanessa Just BLANCO PPG/UFRGS - Porto Alegre-RS
  • Marcelo Leandro EICHLER UFRGS - Porto Alegre-RS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152

Palavras-chave:

Desenvolvimento Moral, Docência, Regras Alimentares

Resumo

Neste estudo, discute-se a legitimidade de abordar o tema regras alimentares em sala de aula. Mediante um questionário semiestruturado, conheceu-se a opinião de 17 docentes e acadêmicos de licenciatura sobre a questão. Demons-trou-se, com a teoria Piagetiana, que o entendimento sobre o desenvolvimento do juízo moral auxiliaria numa educação moral que visasse a autonomia dos indivíduos. Percebe-se que há legitimidade em debater sobre regras alimentares em sala de aula por conta de a moral e a alimentação serem ordinárias; as regras serem consideradas necessárias e haver benefícios propiciados por essas, con-forme indicado em diversas pesquisas; essas integrarem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, serem temas transversais dos Parâmetros Curriculares Na-cionais e, mais recentemente, fazerem parte da Base Nacional Comum Curricu-lar para o ensino fundamental. Ressalta-se como limitador a falta de capacitação docente para o trabalho com esse conteúdo, referida pelos participantes. Portan-to, entende-se que estudos sobre métodos que viabilizem a educação moral e alimentar em sala de aula seriam muito úteis à prática docente.

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Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Artigo