INTERVENÇÃO DOCENTE:

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Thiago Corado LIMA Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Ana Cláudia SALADINI Universidade Estadual de Londrina-PR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.07.p138

Palavras-chave:

Socialização; Desenvolvimento Moral; Intervenção docente; Educação Física.

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa bibliográfica desenvolvida no curso de especialização "Educação Física Escolar na Educação Básica" da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e teve por objetivo analisar a relação entre o processo de socialização, o desenvolvimento moral humano e as implicações para a ação docente na disciplina de Educação Física. Para esta tarefa foi necessário conceituar o processo de socialização relacionando-o com o desenvolvimento moral humano sob a ótica da Epistemologia Genética, para apresentarmos possíveis implicações para a intervenção do professor dessa disciplina. A Educação pressupõe a formação moral do sujeito, sendo esta constituinte da dimensão humana. No contexto escolar todos os envolvidos nesse processo deverão atuar para a socialização dos estudantes. A disciplina de Educação Física apresenta contextos diversificados que podem contribuir significativamente para a formação de personalidades autônomas. Portanto, a ação docente na Educação Física pode promover o processo de socialização de nossos estudantes, organizando situações de ensino e de aprendizagem que levem os estudantes a tomarem consciência de si. Consequentemente, é preciso reconhecer a necessidade de que discussões como essa façam parte do processo de formação docente, seja ele inicial ou continuado.

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Publicado

2017-02-25

Edição

Seção

Artigo