A construção do real na criança: a função dos jogos e das brincadeiras?
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p74-94Palavras-chave:
Construção do Real , Desenvolvimento, Organização, Representação, JogosResumo
Este artigo apresenta a importância da construção do real para o desenvolvimento da criança e as conseqüências de uma construção falha ou inadequada das noções espaço-temporais e causais. Analisa os instrumentos que possibilitam a construção, a organização e a representação do real, especialmente os jogos de exercício, símbolo e regra.
Downloads
Referências
BATTRO, A.M.. O Pensamento de Jean Piaget. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária Ltda, 1976.
DOLLE, J.M.; BELLANO, D. Ces enfants qui n’apprenent pas - Diagnostic et remediations cognitifs. Paris: Edictions Centurion, 1989.
FLAVELL, J.H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1975.
INHELDER, B. A vida da criança na creche Desenvolvimento Psicomotor e Necessidades Afetivas, Desenvolvimento das Atividades Intelectuais da Criança ao Nível da Creche. In: Camargo de Assis, M. e Mantovani de Assis, O. (orgs) PROEPRE: Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica para a Educação Infantil . Campinas: Gráfica FE, IDB, 2002.
KOBAYASHI, M.C.M. A construção da geometria pela criança. Bauru-SP: EDUSC, 2001.
MANTOVANI DE ASSIS, O.Z.; CAMARGO DE ASSIS, M. PROEPRE Prática Pedagógica. Campinas: LPG/FE/UNICAMP, 1999.
PAULI, L., NATHAN, H., DROZ, R E GRIZE, J.B. (orgs). Inventários de Jean Piaget. Lisboa: Editorial Estampa, 1981.
PIAGET, J ; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record Cultural, s/d (Ed. Original, 1946).
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand do Brasil, 1993.
RAMOZZI-CHIAROTINO, Z. Em busca do sentido na obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.
ZAIA, L.L. A Solicitação do Meio e a Construção das Estruturas Operatórias em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. 1996, 214f.Tese ( Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1996.
ZAIA, L.L. A Construção do Espaço e os Jogos de Regras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 20. 2003, Águas de Lindóia. Anais: PROEPRE 20 Anos. Campinas: FE/UNICAMP, 2003,P. 101-108.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.