Desenvolvimento da noção operatória de tempo: contribuições para a compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

: contribuições para a compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Camila Tarif Ferreira FOLQUITTO Universidade de São Paulo
  • Maria Thereza Costa Coelho SOUZA Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p90-113

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicológico; Piaget; TDAH; Tempo.

Resumo

A noção de tempo, para Piaget, é um dos aspectos necessários para a construção do real. O tempo também possui uma conotação subjetiva, se compreendido como uma apreensão indivi-dual da passagem dos eventos, que depende de fatores como a motivação e o interesse. No pre-sente artigo, foi realizada uma análise dos escritos de Piaget acerca do tempo, relacionando-os com pesquisas contemporâneas realizadas a partir do referencial da Epistemologia Genética, que fornecem novos subsídios teóricos para uma compreensão do TDAH. São apresentados também dados de pesquisa realizada com crianças com este diagnóstico, a fim de investigar suas crenças a respeito do tempo. Concluímos que o estudo da noção de tempo configura-se como um importante instrumento para a compreensão de crianças com TDAH, possibilitando novos olhares e alternativas de intervenção.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Artigo