Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil

Autores

  • Clarisse Zan de Assis BASTOS Unesp - Marília-SP
  • Alessandra MORAIS Unesp - Marília-SP
  • Ana Paula CORDEIRO Unesp - Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p66-90

Palavras-chave:

Jogos dramáticos e teatrais; Psicologia Genética; Educação Infantil.

Resumo

A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da Educação Básica, deve garantir a formação integral da criança, e dentre os eixos que compõem esse nível de ensino, são conside-rados os jogos e as atividades lúdicas. Este estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar e discutir a importância dos jogos dramáticos e teatrais no processo formativo de crian-ças da Educação Infantil, e relacionar tais atividades aos pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O percurso realizado foi o de, inicialmente, abordar o jogo, de forma geral, e sua contextualização na Educação Infantil. Em seguida, foram explicitadas as acepções de Piaget sobre a evolução do jogo, partindo do exercício simples, ao símbolo e à regra. Posteriormente, foi feita uma caracterização dos jogos dramáticos e teatrais, e ressaltadas as principais diferen-ças entre ambos, de forma a se realizar aproximações com as interpretações de Piaget, que situ-am o desenvolvimento dos jogos no pensamento da criança. Por fim, apontou-se para a impor-tância de um trabalho a ser realizado na Educação Infantil, no qual os jogos dramáticos e tea-trais possam ser compreendidos em sua relação com os processos de desenvolvimento e plane-jados intencionalmente, visando uma aprendizagem lúdica e prazerosa para a criança.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Artigo